Um livro que promete explicar melhor as razões por trás da saída de príncipe Harry e Meghan Markle da família real tem gerado expectativas. Chamado Finding Freedom ("Encontrando liberdade", na tradução livre), ele já tem data de lançamento: 11 de agosto.
O livro foi escrito por dois repórteres, Omid Scobie e Carolyn Durand, que trabalharam nos bastidores da cobertura real britânica nos últimos anos. Portanto, acompanharam bem de perto as reviravoltas na vida dos duques de Sussex - desde o início do namoro até o casamento real, passando pelo nascimento de Archie e as recentes tensões com a imprensa.
A obra, que tem 368 páginas, promete ir "além das manchetes" para revelar detalhes desconhecidos da vida do casal, dissipando boatos e apresentando conteúdos de acesso exclusivo dos autores, que ouviram pessoas próximas de Meghan e Harry.
Alguns tópicos da biografia já foram divulgados pela imprensa. Um deles é a informação, dada pelo jornal inglês The Sun, de que a decisão de deixar a família real foi tomada por Harry, e não por Meghan, como muita gente apontou. E mais: isso tudo começou a ser pensado antes mesmo do casamento.
—A realidade é que Harry conduziu a decisão (de sair). O livro vai deixar isso claro e explicar os motivos que o levaram a dar esse passo. Ele considerava essa decisão há mais de um ano — destacou uma fonte editorial ao tabloide.
Os jornalistas responsáveis pela biografia explicam que todo o material contido na obra é fruto de suas boas fontes.
O objetivo é retratar os verdadeiros Harry e Meghan, um casal que continua inspirando muitos em todo o mundo através de seu trabalho humanitário e de caridade, mas muitas vezes são retratados de maneira imprecisa".
OMID SCOBIE E CAROLYN DURAND
autores da biografia
— O objetivo deste livro é retratar os verdadeiros Harry e Meghan, um casal que continua inspirando muitos em todo o mundo através de seu trabalho humanitário e de caridade, mas muitas vezes são retratados de maneira imprecisa. Nossa missão foi motivada pelo desejo de contar uma versão exata de sua jornada e, finalmente, apresentar a verdade de histórias mal relatadas que se tornaram realidades simplesmente por causa da quantidade de vezes que foram repetidas — afirmam os autores.
O livro ainda garante que será um "retrato honesto, de perto e desarmante de um casal confiante, influente e com visão de futuro que não tem medo de romper com a tradição, determinado a criar um novo caminho longe dos holofotes, e dedicado a construir um legado humanitário que fará uma profunda diferença no mundo".
Desde que deixaram Londres, Meghan e Harry estão isolados com filho Archie, de apenas um ano, na mansão do ator Tyler Perry, em Hollywood, nos Estados Unidos. Com a decisão, Harry ainda é príncipe e o sexto na linha de sucessão ao trono. No entanto, nem ele e nem Meghan podem usar o título de alteza real. Os dois também deixam de ter um gabinete no Palácio de Buckingham e de receber dinheiro público.
Quem são os autores da biografia?
Omid Scobie
Omid Scobie é um jornalista e escritor de Londres, editor de assuntos da realeza na revista Harper's Bazaar e colaborador da ABC News. Ele participa regularmente do Good Morning America e é o apresentador do popular podcast real da ABC, The Heir Pod. Ele continua relatando a vida dos membros mais jovens da família real e tem acesso ao mundo dos Sussex.
Carolyn Durand
Carolyn Durand é uma produtora e escritora ganhadora do Emmy, que passou quase duas décadas trabalhando em Londres cobrindo as notícias do Palácio de Buckingham, do Palácio de Kensington, da Clarence House e outros grandes eventos internacionais. Durante esse período, produziu várias entrevistas com membros da família real, incluindo próprio príncipe Harry. Ela contribui regularmente para The Oprah Magazine, revista Elle e outros veículos de notícias americanos e britânicos.