Após ser a sétima eliminada do Big Brother Brasil 22, a influenciadora Jade Picon vem recebendo comentários sobre estar com o rosto "mais magro" fora do programa. Questionada se havia feito algum tipo de procedimento estético recentemente, ela explicou que, no reality, estava inchada em razão da retenção de líquido.
— Fiz absolutamente nada. Nem antes nem depois. É que realmente lá é uma loucura, eu fui para o atendimento médico e falei: "Estou muito inchada, meu tornozelo, meu pulso, meu rosto", eu via no espelho — explicou ela em seu perfil do Instagram. — O que pega muito é essa falta de rotina, de você nunca estar comendo as mesmas coisas, de treino, é retenção de líquido mesmo.
Mas, afinal, o que é retenção de líquido e como evitar? Conversamos com a chefe do Serviço de Endocrinologia da Santa Casa de Porto Alegre, Carolina Leães Rech, para esclarecer algumas das dúvidas mais comuns sobre o tema.
Retenção de líquido nada mais é do que o acúmulo anormal de fluidos dentro dos tecidos do organismo, conforme explica a médica. Por meio deste acúmulo, é possível haver variações no peso corporal de poucos gramas até quase dois quilos por dia.
Ela pontua ainda que a condição pode ter uma predisposição pessoal, especialmente em mulheres no período pré-menstrual e na gestação, por questões de maior estímulo hormonal. Além disso, falta de atividade física, má alimentação (excesso de alimentos industrializados, muito salgados ou com excesso de gorduras e de açúcares) e ingesta excessiva de bebida alcoólica podem contribuir de forma significativa para o aumento da retenção de líquidos.
Existem ainda algumas doenças hormonais, renais, hepáticas e de circulação (insuficiência venosa com varizes, por exemplo) que podem estar associadas a estados de maior retenção. Por isso, é fundamental procurar atendimento médico para uma melhor avaliação, segundo Carolina.
Como evitar a retenção de líquido? Dicas da especialista
- Em primeiro lugar, exercite-se com regularidade. A contração provocada pelo exercício físico estimula e favorece a circulação sanguínea, reduzindo o tempo de estase venosa (ou seja, o tempo em que o sangue fica parado dentro das veias do corpo). Ainda, a transpiração provocada pela atividade física pode favorecer a eliminação do líquido em excesso.
- Beba água. Não substitua água por sucos, refrigerantes ou isotônicos, recomenda a médica. A água ajuda a hidratar o organismo, evitando que mecanismos de retenção de líquido sejam ativados em excesso no corpo.
- Evite ficar longos períodos em pé ou sentada.
— Quando ficamos muito tempo em pé ou sentado, dificultamos a circulação sanguínea pelo efeito da gravidade — explica a endocrinologista.
- Tenha uma boa noite de sono. A privação de sono gera ativação da glândula supra-renal (glândula do estresse) e aumenta a liberação de hormônios (cortisol e aldosterona), que podem piorar a retenção de líquido.
- Tenha uma alimentação balanceada, evitando excesso de açúcar, gordura, sal e álcool. Também busque evitar alimentos ricos em conservantes, que normalmente têm grande teor de sódio.
— O sódio em excesso ativa mecanismos de retenção de líquidos na tentativa do corpo de manter a homeostase — salienta a médica.
- Cuide do seu peso: o ganho excessivo de peso e a obesidade favorecem a retenção de líquidos e dificultam a circulação.
- Se o inchaço for localizado nas pernas, eleve os membros inferiores e faça movimentos de contração da panturrilha (dobrar e estender os pés). Ou, ainda, eleve membros superiores e faça movimentos de abrir e fechar com as mãos.
- Também é recomendado evitar ambientes muito quentes. Altas temperaturas levam a vasodilatação (dilatação dos vasos sanguíneos), o que facilita a perda de líquido do espaço intravascular (de dentro do vaso) para o extravascular (para fora do vaso), acumulando líquido nos tecidos e dando a sensação de inchaço.
- Além disso, é preciso estar atento aos sintomas que podem acompanhar a retenção de líquido, como inchaço repentino do local com vermelhidão intensa e dor, falta de ar ou dor no peito. Procure sempre ajuda médica.