Ele tem data e hora para chegar. O ciclo menstrual da mulher geralmente acontece a cada 28 a 30 dias, sendo dividido em duas fases: a primeira, que vai até o 14º dia, e a segunda metade, que começa a contar a partir do 15º a 28º dias. É nesse período que as mulheres passam por diversas mudanças, como a alteração de humor, sangramento, inchaço, aumento da libido, sensibilidade dos seios e ainda têm que lidar com a chegada da TPM (Tensão Pré-Menstrual), que atinge cerca de 80% das mulheres.
Segundo a ginecologista e obstetra Erica Mantelli, o ciclo menstrual começa no primeiro dia da menstruação.
- A partir desse momento o corpo da mulher vai passar por várias etapas. Na fase inicial acontece a produção de estrogênio pelo ovário. Depois, por volta do 14º dia, antes do início da próxima menstruação, ocorre a ovulação propriamente dita. E no segundo período tem início à fase de produção de progesterona, conhecida também como fase lútea- explica a médica.
O ciclo acontece geralmente entre 28 dias, e nesse período a mulher pode sofrer diversas variações, desde depressão à euforia ou da ausência de apetite sexual a um aumento da libido.
- Estas mudanças acontecem devido às alterações principalmente de dois hormônios, os estrogênios e a progesterona- afirma a ginecologista.
Quem toma anticoncepcional pode não sentir todos os sintomas devido a ação do medicamento no organismo. A pílula bloqueia o funcionamento dos ovários e eles ficam em repouso, o que diminui as chances da mulher engravidar, além de inibir as alterações hormonais.
Conhecendo o seu corpo
Erica desvenda o que acontece com o corpo em cada fase e como aliviar os sintomas
1ª Fase: Preparo para o período fértil
É marcada por ocorrer duas semanas após o inicio da menstruação e também pelo desenvolvimento do óvulo que será liberado pelo ovário.
- Nessa fase, o desenvolvimento do óvulo ocorre à secreção do estradiol, conhecido como o principal hormônio da mulher. A mulher pode sentir a sua vagina um pouco mais lubrificada e pode ter aumento da libido- revela.
2ª Fase: Período fértil e ovulação
A etapa um ou dois dias antes e depois da ovulação. O dia da ovulação varia de mulher para mulher, e é mais fácil de ser calculado quando o ciclo menstrual é regular. As mulheres podem sentir alguns sintomas como o aumento da libido, lubrificação da vagina acompanhada de uma secreção, com aspecto de 'clara de ovo'.
Algumas reclamam de dor na região pélvica, a qual ocorre com a liberação do óvulo- ressalta a especialista.
Para amenizar esse incômodo, podem ser utilizados analgésicos, mas se a dor continuar, não hesite em procurar o ginecologista.
3ª Fase: Período pós-ovulação
Corresponde à terceira semana do ciclo, sete dias após a ovulação.
- É muito comum sentir os seios sensíveis, notar um inchaço, obstipação (prisão do ventre) e cansaço- aponta Erica.
Pratique exercícios físicos, mantenha uma alimentação balanceada e beba bastante líquido para se livrar desses sintomas.
4ª Fase: TPM (Tensão Pré-Menstrual)
É quase impossível escapar da famosa e temida tensão pré-menstrual. Ela ocorre geralmente na quarta semana do ciclo, e nesse período o nível de progesterona está altíssimo, contribuindo para os seus efeitos. Além dos outros sintomas da etapa anterior, na quarta há uma piora de todos eles e a mulher ainda conta com a alteração de humor, tristeza, irritação, ansiedade, agressividade e felicidade.
- Procure consumir alimentos saudáveis, evite tomar café e bebidas alcoólicas, pratique exercícios e evite os exageros quando o assunto é chocolate- sugere a médica.
5ª Fase: Menstruação
Pode de dois a sete dias, dependendo do fluxo de cada mulher. A menstruação significa o fim de um ciclo e o começo de outro. Algumas sentem cólicas durante a menstruação e o fluxo intenso também pode incomodar. Nesse caso, analgésicos podem amenizar a cólica e, se o seu fluxo for muito grande, procure um médico para que ele faça uma avaliação no útero ou colo.
- O volume aumentado de fluxo pode significar alterações hormonais, miomas ou pólipos- alerta a ginecologista.
O ciclo menstrual pode variar de 21 a 35 dias. Se a menstruação estiver irregular, com aumento do fluxo, presença de coágulos, cólicas intensas, menstruação com duração acima de sete dias e sintomas exacerbados de TPM, é necessário procurar o ginecologista o quanto antes para investigar as causas das irregularidades e tratá-las.