Mudar hábitos alimentares não faz parte da rotina apenas de quem deseja emagrecer, mas também de quem busca ganho de massa muscular ou definição corporal. Quem quer perder peso muitas vezes sente um pouquinho de inveja de quem quer aumentar alguns quilos na balança, mas é importante lembrar que ganhar peso de qualidade (massa muscular) é tão difícil - ou mais - do que perder com qualidade. É preciso paciência e muita dedicação.
A mudança na dieta
Se você está pensando que basta comer mais para ganhar peso, sua resposta está meio certo e também meio errada. Para que aconteça a queima de gordura é necessário o déficit de calorias, já para o ganho de massa muscular precisamos do contrário: do superávit de calorias. Isso significa comer mais do que o corpo gasta. Maravilha, né? Acontece que estando em superávit, você fica mais suscetível ao acumulo de gordura, o que não é o objetivo. E é exatamente aí que entra outra parte da história: é preciso comer mais quantidade, mas com qualidade.
Os alimentos são os mesmos
Independe do objetivo, a qualidade nutricional dos alimentos é praticamente a mesma. Afinal, você precisa nutrir seu corpo, certo? Quando se busca o emagrecimento, o ideal é investir em alimentos que proporcionem maior saciedade: ricos em fibras, com menor densidade calórica (poucas calorias em grande quantidade) e gorduras boas. Isso facilita o processo.
Já quando se quer ganhar massa muscular e precisa consumir uma quantidade maior de comida, as estratégias mudam. Se você precisa comer mais, o melhor é investir em alimentos com alta densidade calórica (muitas calorias em pouca quantidade), assim não corre o risco de terminar o dia comendo menos do que precisa.
Preciso de suplementação?
Essa dúvida é muito frequente e a resposta é: depende. Tudo precisa ser avaliado em consulta nutricional. É importante lembrar que a suplementação, como o nome já diz, deve apenas complementar uma alimentação equilibrada. Como a dieta para ganho de massa exige uma ingestão maior de calorias e nutrientes, em alguns casos a suplementação pode ajudar, mas precisa estar de acordo com o seu plano alimentar. Não inicie a suplementação sem a orientação de um profissional.
Atividade física é fundamental
Se estamos falando de ganho de massa muscular é importante ressaltar que você precisa praticar exercícios físicos de forma eficiente. Para desenvolver a musculatura, é preciso um treinamento que supra essa necessidade. Para isso, procure um educador físico para acompanhar o seu processo.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.