Você talvez já tenha ouvido falar do kefir, alimento probiótico e fermentado que é conhecido como um "amigo" do intestino. Como já falamos por aqui, incluí-lo na rotina alimentar traz inúmeros benefícios para a saúde. Mas sabia que você preparar em casa?
Conheça mais sobre as propriedades deste alimento e aprenda o passo para fazer o seu:
Afinal, o que é o kefir?
O kefir é uma colônia de leveduras e de bactérias que se alimentam de lactose durante a fermentação de leite animal (kefir de leite) ou de outros açúcares, como a sacarose e a frutose, no caso da versão de água. Os grãos se assemelham a floretes de couve-flor, e podem ser pequenos como uma ervilha ou crescer até o tamanho de uma noz - o kefir cultivado no leite tem uma cor mais amarelada, enquanto o que é mantido na água é mais bege.
Onde encontrar?
Dificilmente você vai encontrá-lo para comprar: portanto, o mais recomendado é procurar grupos de doação nas redes sociais para começar a fazer em casa.
Como cultivar?
O kefir não precisa ser cultivado só no leite de vaca: opções como o leite de cabra, de camela, de ovelha e de búfala também funcionam. Com leite em pó não dá certo - entretanto, há alternativas vegetais como leite de arroz e leite de coco.
Quando a produção na sua casa ultrapassar a sua velocidade de consumo, você pode doar seu kefir. Separe uma colher de sopa de grãos, enrole num filme plástico e congele. Ao ser descongelado, ele voltará a produzir normalmente.
O sabor, textura e propriedades do kefir podem variar de acordo com a região em que é cultivado, mas essas alterações não mudam suas propriedades nutritivas e benefícios pro organismo.
Abaixo, aprenda como fazer em casa:
Kefir de água: como fazer
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de grão de kefir de água (conseguidos por meio de doação)
- 1 litro de água filtrada em temperatura ambiente
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo
Modo de preparo
Coloque duas colheres de sopa de grãos de kefir em um litro de água filtrada em temperatura ambiente. Depois, acrescente uma colher de sopa de açúcar mascavo. Misture bem e deixe fermentar por 24 horas. Depois, é só coar. Se quiser, você pode deixar fermentando por até 48 horas.
“Vinho" de kefir
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de grãos de kefir de água
- 500 ml de suco de uva integral de boa qualidade
Modo de preparo
Misture os grãos de kefir com o suco de uva. Depois, coloque dentro de um pote e leve para fermentar pelo tempo desejado.
Por 24 horas, você terá uma bebida ligeiramente gaseificada e doce. Ao longo de 48 horas, o resultado será uma bebida gaseificada com menor teor de açúcar.
Depois é só retirar os grãos e colocar o suco dentro de uma garrafa tampada. Leve à geladeira por mais 24 horas e sirva.
“Refrigerante” de limão
Ingredientes
- 300 ml de água "kefirada"
- 1/4 de xícara de suco de limão
Modo de preparo
Adicione o suco de limão a um copo com 300 ml de água de kefir. Acrescente gelo e adoce, se preferir.
Kefir de leite: como fazer
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de grão de kefir de leite (conseguidos por meio de doação)
- 1 litro de leite
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo
Modo de preparo
Coloque duas colheres de sopa de grãos de kefir em um litro de leite. Cubra com um pano estilo voal (gaze ou fralda funcionam bem) e prenda com um elástico. Deixe fermentando entre 24 e 48 horas, em temperatura ambiente e em local longe de luz.
Creme de kefir de leite
Modo de preparo
Despeje o kefir de leite em um coador de náilon ou de algodão e deixe dessorar (separar o soro) por 24 horas sob refrigeração. Com a massa do kefir dessorada, dá para preparar muitas outras receitas, e também usar como cream cheese.
Pão de queijo com kefir
Ingredientes
- 1 kg de polvilho doce
- ½ xícara de óleo
- 2 ½ xícaras de kefir de leite
- ½ a 1 kg de queijo minas meia-cura
- 1 colher (café) de sal
- 6 a 8 unidades de ovo
Modo de preparo
Aquecer o óleo com a água e escaldar o polvilho. Acrescentar o leite fermentado de kefir. Misturar bem e esfriar. Acrescentar o queijo ralado e os ovos e amassar bem. Acertar o sal. Moldar bolinhas e colocar em forma pincelada com óleo. Assar em forno preaquecido (180°C), por 20 a 30 minutos.
Raquel Lupion é formada em Nutrição e Educação Física, tem especialização em Nutrição Clínica e Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Sua motivação é promover um estilo de vida saudável, fugindo de radicalismos e tentando encontrar o caminho do meio entre o que é necessário e o que é prazeroso. Na vida profissional, divide seu tempo entre atender em consultório, dar aulas de ioga, palestrar e ministrar cursos. Escreve semanalmente em revistadonna.com.