Quer mudar o visual das paredes sem quebra-quebra? Invista na moldura estilo boiserie, alternativa prática e simples – e que você pode aplicar sozinha.
Veja dicas para aderir à tendência de décor:
Versão clean
Boiseries são a alternativa ideal para dar destaque a paredes sem precisar de outros elementos decorativos. No projeto desta sala, idealizado pelo escritório Mowa Arquitectura, a opção foi por pintar as molduras da mesma cor do ambiente.
Mix de boas ideias
Não tenha medo de combinar outros itens de décor com as boiseries. A arquiteta Erika Mello, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, sugere encaixar quadros e pôsteres “dentro” das molduras. “Também sempre destacamos a iluminação em projetos com boiseries. Luminárias e pendentes trazem um charme”, explica.
Versão meia parede
Versátil, a boiserie também pode ser usada na versão meia parede, garante o arquiteto Cristofher Fidelis, sócio do Mowa: “Em ambientes maiores, dá a sensação de horizontalidade”. Em espaços menores, como lavabos, ajuda a suavizar a transição entre revestimentos, como azulejos, e a área pintada com tinta.
Moderna? Sim!
Originalmente, as boiseries são mais clássicas - tanto que eram utilizadas nos palácios franceses -, mas, dependendo das texturas e composições de cores escolhidas, ganham um ar moderno, explica Fidelis. Duvida? Veja esse projeto de cozinha e área de jantar, que mistura tons escuros e referências pop.
Dicas para fazer a sua boiserie
- Prática, a boiserie é encontrada com facilidade no mercado, em versões de isopor ou EVA, ou ainda em opções autocolantes - ideal para quem quer arriscar um projeto estilo “faça você mesmo”.
- “O ideal é fazer o desenho desejado antes de aplicar na parede com um lápis mais fino. Assim, será possível visualizar se a composição vai ficar proporcional com o ambiente e se as boiseries estão alinhadas”. sugere Fidelis.
- Para pintar as molduras, principalmente em materiais como gesso e isopor, o mais indicado é usar tinta acrílica: “Assim, ficam mais resistentes e duram mais, sem risco de desbotamento”, diz Erika.
- Leve em conta o equilíbrio para evitar que o ambiente fique sobrecarregado ou com muita informação. “Linhas gerais, arabescos, bordas detalhadas e bordas arredondadas são as mais comuns. Linhas retas remetem mais ao estilo moderno”, indica o arquiteto Renato Andrade, também do escritório Andrade & Mello.