Apaixonada por decoração, a professora de inglês Shana Schroder mostra no perfil @acasaverde65 as transformações que faz na casa alugada onde mora com a filha, a fofíssima Clara (que você vê nas fotos), em Florianópolis.
— Os projetos são uma pequena parte do que me inspira, que é a arte usada em lugares que não esperamos ver, como lavabos e banheiros — explica.
Invista em papel de parede
Papel de parede? Por que não? Para o banheiro de seu quarto, Shana escolheu uma estampa clássica: as bananeiras do icônico Martinique Wallpaper, criado na década de 1940, em Los Angeles. Acima do vaso sanitário, duas prateleiras com itens como cestos e velas completam o ambiente – que não precisa de muito mais para ficar estiloso.
Cores e quadros
Seu lavabo parece uma “caixa branca”? Aqui, Shana usou um de seus recursos preferidos para dar cor ao banheiro de uma amiga: os chamados shiplaps em meia-parede, painéis de madeira para revestimento. Ela mesma fez o acabamento vertical com MDF, e depois pintou com a cor Azul Pálido da Tintas Coral – o valor total dos materiais não passou de R$ 150. Para arrematar, um quadro bacana, que faz referência ao azul do ambiente.
Quer apostar nas cores? Veja dicas
Prints fazem a diferença
Estampas estão em alta nos papéis de parede – inclusive, para os banheiros. A arquiteta Jessica Nunes, parceira da Ideia Glass, conta que imagens bem coloridas, sobretudo com animais e plantas, são tendência no décor.
— Indico o uso dos papéis apenas em lavabos, pois tem pouca umidade — destaca.
Mais cor, por favor!
Não tenha medo de investir em cores. A arquiteta deixa claro que não há regras na hora de escolher: vá de acordo com o seu gosto, mas lembre-se de escolher estampas e tons que não “enjoem” com o tempo, já que é uma área mais difícil de reformar.
Outro truque é investir em uma cor mais marcante com tons neutros:
— Para evitar a sensação de um ambiente fechado, indico escolher tons mais claros para compor.
Atenção aos revestimentos
Os revestimentos também podem ser uma boa alternativa para colorir o banheiro.
— É interessante mesclar pelo menos dois modelos, sendo um decorativo na parede lateral do box, que acaba sendo a primeira vista de quem entra no ambiente — sugere a arquiteta.