Quer dar um up na sua casa sem quebra-quebra? Mora de aluguel, não quer gastar, mas curte uma casa linda? Para Matheus Ilt, apresentador do programa Arrasta Móveis, do canal por assinatura GNT, os três pilares básicos da renovação prática são a pintura, a iluminação e as plantas.
Veja algumas ideias propostas pelo expert em faça você mesmo.
Mais cor, por favor
Com uma lata de tinta, você consegue renovar qualquer ambiente. E não precisa pintar o cômodo todo. Uma parede já faz toda a diferença. Para quem quer inovar, a pintura em meia parede está em alta - e sai até mais em conta. “Não precisa ser do chão ao teto", lembra Matheus. Na sala de seu antigo apartamento, a técnica foi aplicada para trazer um toque de cor ao estilo industrial.
Para fazer diferente
Se a pedida é ousar um pouco mais, uma sugestão é apostar na pintura orgânica, que está na moda - e pode ser feita com diferentes cores e formas. Você pode, inclusive, desenhar à mão livre. Neste ambiente reformado por Matheus, a pintura do teto quebrou a monotonia.
Clássico, mas nem tanto
Criada no século 17, o estilo painel francês boiserie está entre os clássicos da decoração. "É uma solução para resolver a falta de itens para colocar na parede. Preenche o ambiente e traz claridade ao espaço", explica o apresentador. Neste projeto, equilibra o tom minimalista da sala, que fica ainda mais moderna com a pintura em meia parede.
Arcos da vez
Outra ideia é apostar na pintura em arco, que ajuda a setorizar ambientes. Aqui, a área de home office ganhou um charme especial no quarto. A plantinha e a luminária completam a produção do ambiente.
Esse tipo de pintura funciona também para criar uma cabeceira, se o ambiente tem pouco espaço ou você não quer investir muito.
Banheiro (quase) novo
Parece difícil renovar o banheiro - ainda mais sem obras? Para Matheus, a solução pode ser aplicar algumas camadas de tinta epóxi em azulejos antigos, como ele fez na reforma de seu apartamento.
Vale também pintar o teto de uma cor diferente - principalmente se os revestimentos são aplicados apenas em metade da parede. Outra dica é investir nos acessórios: que tal trocar (ou reformar!) aquele espelho antigo? Ou trocar o toalheiro? “Já dá outra cara ao ambiente”, diz.