A pandemia deu força a um outro movimento de conexão com a casa que já vinha crescendo nos últimos anos. Criar novas peças a partir do que já se tem, muitas vezes com boas doses de memória afetiva, é também um dos temas fortes de décor durante o distanciamento social.
A arquiteta Li Puente, que inclui em todos os seus projetos objetos e móveis ressignificados e chama os clientes para uma criação coletiva, vai além. Ela aponta que o simples contato com esses “tesouros” escondidos pode surpreender.
– A gente não sabia o que fazer com o tempo dentro de casa. Aí, começaram as arrumações nos armários. E arrumar guarda-roupa e estante é resgatar histórias: achar um crochê da avó, um bibelô de viagem.
O hábito de criar novas peças para a casa, segundo a profissional, proporciona uma sensação de pertencimento àquele lugar. E nem é preciso tanta habilidade, ela conta:
– Tem que perder o medo de que não fique perfeito. Se ficar insegura de pintar um móvel, troque os puxadores! Até uma frase escrita na parede pode levar boas histórias para o ambiente.
Ela nos mostra aqui algumas ideias que já aplicou em seus projetos e que são pura inspiração.
Luminária com história
A criação desta luminária contou com um modelo turco comprado em feira, outro na Leroy Merlin e uma série de artesanatos, como tricotim com arame e flores de crochê
Reaproveitamento em alta
Sabe aquele conjunto de jardinagem baratinho? Vira uma floreira linda com pintura feita com tinta esmalte.
Décor com carinho
Uma dica da profissional: não é preciso ser literal para levar memórias afetivas para o lar. Olhando a foto, o jeitinho de casa de vó é inquestionável, mesmo tapete sendo atual e não antigo.
Transforme você mesma
A porta do lavabo foi transformada pelos desenhos com tinta acrílica branca. Para um efeito envelhecido, basta aplicar betume depois.
Ressignifique objetos
A bandeja com fundo de espelho comprada em antiquário (mas dá para fazer em casa, segundo a arquiteta) ganhou um gancho e virou o espelho de um banheiro estiloso.
Novas funções para antigos objetos
Do banheiro para cozinha: o conjunto esmaltado antigo ganhou nova função. E que tal a plaquinha de recados pendurada com um cordão?