Com a chegada do verão, os olhares se voltam para as tendências que prometem marcar o próximo ano. Para quem pretende renovar a casa para estação e, consequentemente, receber 2025 de décor nova, pode se preparar para movimentar a sala de estar e a cozinha do seu lar com as dicas que Donna consultou com a especialista em moda, design e comportamento, Paula Giacomoni Bragagnolo.
Fundadora e diretora criativa da PGB, empresa focada em pesquisa de tendências e estudo de comportamentos, a gaúcha de Carlos Barbosa esteve presente na última edição da Semana de Moda de Milão e na Première Vision Paris, e identificou cores, materiais e estilos que moldarão o verão 2024/2025.
— O que podemos esperar da decoração de verão é uma grande mistura de texturas, uma expressividade muito grande. Esse minimalismo cético está dando lugar a um estilo contemporâneo brasileiro, mais energético e repleto de superfícies. Esse movimento é especialmente forte entre celebridades como Silvia Braz e Taís Araújo, que utilizam a decoração como forma de expressão em suas respectivas casas — explica Paula.
Essa decoração expressionista mistura estilos, texturas e cores, combinando a pegada vintage das décadas de 1970 e 1980 com tendências atuais, detalha a diretora da PGB:
— No mobiliário, a combinação de madeiras de tons médios e escuros ganha destaque. Assim como o uso de pedras naturais em tons de rosa e verde nos revestimentos.
Cores em alta
Sylvia Gracia, gerente de marketing, cor e conteúdo da Suvinil, revela que o Amarelo Despertar foi eleito uma das três cores do próximo ano no estudo realizado pela Suvinil Revela 25+.
— Esse tom suave de amarelo-claro remete à luz de uma manhã ensolarada. Perfeito para ambientes que desejam transmitir calor e luminosidade, criando uma atmosfera acolhedora, trazendo um toque de sol – diz Sylvia.
O Amarelo Despertar combina com as outras três cores selecionadas pela Revela 25+: o Marrom-Luxo, oferecendo sofisticação ao cômodo, e com o azul-violetado do Sossego Noturno, que transmite tranquilidade e profundidade.
— Essa escolha ousada e criativa dá ao espaço uma personalidade, tornando-o mais vibrante e jovial. O padrão xadrez se prolonga pelas paredes, garantindo uma continuidade visual que acrescenta um toque lúdico e moderno ao design de interiores — completa Sylvia.
Móveis icônicos e modulares
A decoração para o verão 2025 propõe móveis de design marcante, como sofás curvos e modulares com inspiração no estilo da década de 1970. Peças de madeira profunda, como buffet arado e mesas de jantar, também são apostas para a época, refletindo a cultura brasileira e valorizando o design autêntico e artesanal, de acordo com Paula:
— A gente fala sobre ter peças icônicas na decoração da casa, peças antigas que remetem ao vintage, pois sai o fast design, que tem a vibe escandinavo, sempre muito produzido e industrial, e voltam como protagonistas dos lares as peças autênticas e artesanais.
Estampas do momento
As estampas voltaram com força total, especialmente as botânicas – inspiradas na flora brasileira, que ganham um toque lúdico e ousado – e as listras, que dominam os estofados, aponta Paula:
— Indicamos deixar as botânicas para almofadas, tapetes ou papéis de parede, e as listras nos sofás e poltronas, que são o grande hit do momento.
Quadros abstratos
Quadros com cores vibrantes e com contraste, como laranja, vermelho, verde e azul, podem trazer um toque artístico aos ambientes, seguindo a tendência expressionista.
— É um rumo artístico que entra na vibe expressionista com quadros com apelo artístico e abstrato, trazendo o colorido de volta às paredes — afirma Paula.
Cozinha
Utensílios estampados e tropicais, como os das marcas Tânia Bulhões e Porto Brasil, acompanham a tendência contemporânea brasileira. Tons de azul, a exemplo dos da Le Creuset, também estarão em alta.
— A cozinha não precisa ser necessariamente colorida a partir do móvel ou da pintura, ela ganha textura também por meio das pedras naturais ou pelos utensílios. A gente vê, no geral, uma composição animada e colorida, trazendo mais significado para o ambiente — diz a diretora da PGB.
Mostra Glass
- Horário: segunda-feira a sábado, das 14h às 20h30min. Domingos e feriados, das 14h às 20h
- Endereço: Rua Almirante Barroso, 241, Novo Hamburgo
- Ingresso: R$ 80 (integral) e R$ 40 (meia-entrada)
- Ingressos: disponíveis em vela.plus/linkbio/mostraglass
- Redes sociais: Instagram @mostraglass
Foto da capa
- Projeto arquitetônico: Daniela Engel
- Paisagismo: Christine Loro
- Spa: Wonder Axel
- Móveis e objetos: Hidrotec
- Produção: Simiane Gil
- Foto: Yuri Panichi
Produtos
- Poltrona Dondolo. Onde encontrar: breton.com.br
- Buffet arado. Onde encontrar: casadealessa.com.br
- Mesa Trior. Onde encontrar: doimobrasil.com.br
- Sofá Natuzzi Italia. Onde encontrar: natuzzi.com
- Moriah Tapetes. Onde encontrar: moriahtapetes.com.br
- Poltrona Ruby Striped. Onde encontrar: urbanoutfitters.com
- Conversas com matisse, de Lygia Elu. Onde encontrar: lygiaeluf.com
- Paisagem, de Eduardo Custódio. Onde encontrar: boobam.com.br
- Amarelo N.2, de Livia Frigo. Onde encontrar: boobam.com.br
- Panelas Le Creuset. Onde encontrar: lecreuset.com.br
- Pratos Heloisa Galvão. Onde encontrar: heloisagalvao.com.br
- Pratos Terras Brasilis. Onde encontrar: taniabulhoes.com.br