Deu Rio Grande do Sul no “Oscar do Design”, em Como, na Itália. O arquiteto e designer porto-alegrense Bruno De Lazzari foi um dos vencedores do prêmio A’ Design Award & Competition 2024.
O concurso internacional reconhece os melhores criadores do mundo (e suas "criaturas") em diferentes categorias, como produtos, moda e arquitetura.
No caso de Bruno, filho e neto de marceneiros, a vitória veio com a luminária Grampo, que ele desenvolveu em madeira, a partir de uma centena de protótipos e mais de 500 horas de trabalho artesanal.
Trata-se de uma luminária de piso, com uma coluna que possui um rasgo vertical na parte superior, permitindo o encaixe do spot.
Sem fios aparentes (a corrente elétrica é estabelecida por meio de duas lâminas de aço inoxidável que se conectam), o spot é encaixado ao longo do rasgo e pode ser posicionado de ambos os lados da coluna, com a direção da luz para cima ou para baixo.
A peça é feita, também, para ser retirada e usada como lanterna, enquanto o cabo de força pode ser desconectado da base. Isso permite que o pedestal possa ser utilizado com bateria e amplia a versatilidade do item.
A criação de Bruno teve destaque, também, no NY Design Awards 2024, em Nova York, nos Estados Unidos.