Já contei aqui o que vai ser tendência nas férias em 2025 (foco em autenticidade, itinerários alternativos e experiências profundas são algumas das palavras-chave). Mas quais destinos irão atrair a atenção dos viajantes?
As previsões da Booking, uma das maiores plataformas de hospedagens do mundo, incluem 10 destinos que tendem a bombar no ano que se inicia.
É claro que a lista é parcial (com base na análise dos dados da plataforma, disponível em 43 idiomas) e, no fim das contas, a escolha depende mesmo das condições financeiras e das preferências de cada viajante.
A maior parte dos lugares é no Exterior, o que pode tornar o passeio inviável para turistas brasileiros, com o dólar nas alturas. Além do mais, vale sempre ressaltar: temos um ótimo cardápio de destinos locais.
Dito isso, aí vão os lugares selecionados:
1) Sanya, na China
Fica na na Ilha de Hainan, conhecida como o “Havaí chinês”. Tem clima quente, praias preservadas e belos templos budistas. É um local ideal para quem preza por retiros de bem-estar, uma das tendências do setor para 2025. Pontos altos: a floresta de Yanoda as fontes termais geotérmicas de Nantian.
2) Trieste, na Itália
Localizada em uma estreita faixa de terra entre o mar Adriático e a Eslovênia, Trieste é um caldeirão cultural influenciado pela herança italiana, eslovena e austríaca.
Segundo o Booking, é uma joia (ainda) pouco visitada, em comparação com outros destinos da Itália. Os mercados locais são atrativos extras para viajantes que buscam o oposto da fast fashion: compras mais sustentáveis e culturalmente ricas.
Pontos altos: o Castelo de Miramare e a Piazza Unità d'Italia.
3) João Pessoa, Brasil
Conhecida como "Porta do Sol" devido à sua localização na América do Sul, João Pessoa é celebrada por suas paisagens verdejantes e pela rica herança cultural. Os jardins botânicos da cidade, as igrejas históricas e as praias tranquilas, como Picãozinho e Alligator, equilibram beleza natural com história.
4) Tromsø, na Noruega
É um dos melhores lugares do mundo para testemunhar a aurora boreal. Seus fiordes deslumbrantes, a vida selvagem e a natureza remota são um cenário perfeito para os amantes da natureza.
A cidade também é conhecida por suas casas históricas de madeira que datam do século 18 e seus arredores pitorescos. Pontos altos, além, é claro, da aurora boreal: as saunas flutuantes no porto e o treinamento de filhotes de husky.
5) Willemstad, Curaçao
A capital de Curaçao é um vibrante destino caribenho caracterizado por seus edifícios coloniais em tons pastéis e sua rica história.
Reconhecidas como Patrimônio Mundial da UNESCO, as atrações culturais de Willemstad incluem o Museu Kurá Hulanda e a pitoresca ponte Rainha Emma. Além disso, há belas enseadas, oportunidade de nadar com tartarugas e mercados de rua animados.
6) Tignes, França
Fica nos Alpes franceses e oferece atrações no ano todo: esqui e snowboard no inverno, e passeios a cavalo, trilhas a pé e esportes no lago no verão. Não tem erro.
A cultura après-ski (termo em francês que se refere às atividades que se realizam após um dia de esqui) é igualmente vibrante. Terraços ensolarados e a cozinha alpina tradicional são abundantes para aqueles que querem relaxar e recarregar as energias após um dia de aventura.
7) San Pedro de Atacama, Chile
Localizado em um dos desertos mais secos do mundo, San Pedro de Atacama é um destino remoto que oferece maravilhas naturais inspiradoras. De passeios por suas salinas pontilhadas de flamingos a gêiseres ativos e vulcões imponentes, as férias no Atacama oferecem um cenário de tirar o fôlego para viajantes que buscam uma conexão mais profunda com a natureza.
A região também é famosa pelo céu noturno incrivelmente claro, o que a torna um local privilegiado para observação de estrelas e passeios astronômicos.
8) Naha, no Japão
Como capital de Okinawa (uma ilha japonesa), Naha oferece uma mistura fascinante de vida urbana moderna e cultura tradicional. Os visitantes podem explorar locais históricos como o Castelo Shuri e a caverna Gyokusendo, experimentar a atmosfera vibrante da Rua Kokusai e até mesmo mergulhar na natureza com um passeio de caiaque guiado pelos manguezais da região.
A culinária local, que inclui pratos únicos como goya champuru (melão amargo salteado), oferece um gostinho das distintas tradições culinárias da região.
9) Villajoyosa, Espanha
Esta cidade na Costa Blanca da Espanha é conhecida por suas ruas pitorescas repletas de casas coloridas, que foram originalmente pintadas para ajudar os pescadores a identificar suas residências do mar.
Villajoyosa é um destino tranquilo à beira da praia, com a rica herança pesqueira da cidade e oportunidades de explorar sítios arqueológicos em um tour histórico guiado. Com suas praias tranquilas e cozinha tradicional mediterrânea, Villajoyosa é um local ideal para uma escapada relaxante.
10) Houston, nos EUA
Quarta maior cidade dos EUA, Houston, no Texas, oferece uma mistura única de charme sulista e energia cosmopolita. Há, por exemplo, o distrito de Montrose, ousado e artístico, e o East End, com uma vibrante comunidade latina.
O cenário gastronômico da cidade também é destaque - Houston foi apontada como uma das capitais gastronômicas dos EUA pelos críticos do New York Times.
Pontos altos: os viajantes podem visitar o Space Center Houston (museu de ciências que funciona como centro de visitantes do Johnson Space Center da NASA) para experiências imersivas.