Com o crescimento do estilo industrial, o uso de estruturas aparentes se consolidou – a exemplo de dutos e eletrocalhas.
Para quem quer adotar a proposta de maneira mais simples, barata e sem necessidade de obras, os trilhos são uma opção. Usando apenas um ponto de luz, é possível escolher um modelo composto por vários spots que, além de aumentar a luminosidade do ambiente, também ajuda a criar pontos focais, como valorizar quadros, vasos de plantas e texturas.
Outra facilidade é ter mais recantos iluminados sem quebra-quebra nem uso de gesso acartonado – um dos dilemas de quem já mora do imóvel e não quer intervenções com muita poeira. Ao abrir mão de um forro de gesso, mais uma vantagem: como não há um rebaixo, a altura do pé-direito é preservada, ajudando a imprimir uma sensação de amplitude ao ambiente.
E mesmo sendo muito associado ao estilo industrial, projetos já atestam: os trilhos podem integrar todos os tipos de décor.
Visual versátil
Acima, um projeto do escritório Boutique Arquitetura, com um estilo mais clássico. Abaixo, a proposta despojada do A84 Studio
As vantagens
- Requer apenas um ponto de luz
- Não diminui a altura do pé-direito
- Não precisa de obra – nem sujeira
- Pode ser feito depois da mudança
- A iluminação fica mais flexível
Fonte: Lustres Yamamura