Quer renovar sua casa sem gastar muito? Aposte na pintura setorizada, técnica que exige menos tinta (e esforço!) e ajuda a delimitar melhor os ambientes. Veja dicas para colocar a mão na massa:
Destaque na sala
A área de estar ganha destaque na sala integrada com o fundo azul, na cor Tricô da Suvinil, neste projeto do escritório de arquitetura Apartamento 203. Destacar apenas uma parede ajuda a delimitar o espaço do sofá e dá mais vida ao ambiente, dominado pelos tons pastel, que transmitem aconchego.
Home office
Sem espaço definido para o home office? Duas ideias bacanas podem ajudar na missão. No Instagram @ApartamentoTerapia - que já apareceu por aqui e é repleto de soluções criativas para quem gosta de se jogar nos projetos de “faça você mesma” -, a área de estudos e trabalho fica delimitada com um ponto de cor na parede.
Para quem quer criar uma área de trabalho na sala, a dica é apostar em soluções como a da jornalista Chris Campos: ela estendeu a pintura em meia parede para as laterais e o teto e criou um “efeito caixa” para dividir o ambiente.
No quarto
As pinturas em arco prometem não sair de cena tão cedo no décor. Neste projeto da Quattrino Arquitetura, a técnica foi utilizada para deixar o cantinho da penteadeira ainda mais charmoso.
O ambiente fica moderno com as cores vibrantes (o arco é no tom Jardim de Princesa, da Suvinil) mescladas aos móveis clássicos.
Dicas para investir na técnica
- Você não precisa pintar uma parede inteira para entrar na tendência. Se funcionar no ambiente, escolha pequenas áreas ou aposte em pinturas geométricas que combinem com os móveis, como no projeto do perfil do Insta @ApartamentoTerapia.
- Deixe a criatividade fluir! Você pode investir em grafismos diferentes, como listras, ondas, círculos e mais.
- No Instagram @CasaGNT, o arquiteto Maurício Arruda compartilha uma ideia bacana para quem quer investir na técnica para um quarto, com a pintura em meia parede: “Pintar uma parede com uma linha horizontal ao meio ajuda a dar uma sensação de amplitude do espaço. Isso ajuda a chamar atenção para o comprimento do ambiente”.