Sobras de tecido, potes sem uso ou até pratos esquecidos no armário: que tal reutilizar o que você já tem em casa para decorar?
Convidamos a arquiteta Li Puente para dividir algumas ideias criativas e fáceis de projetos estilo “faça você mesma” que vão fazer a diferença em qualquer ambiente. Veja:
Da mesa à parede
Sabe aquele prato antigo, relíquia de família, que está guardado? Pode se transformar em um acessório para enfeitar a sua casa. Vale também garimpar em antiquários ou pela internet.
Escolha pequenos espelhos (à venda em lojas de artesanato ou de utilidades) que se encaixem no centro do prato. Você pode também encomendar em uma vidraçaria. Depois de colar o espelho, encaixe um suporte de pratos – e deixe a imaginação fluir para criar a composição na parede.
Mimo verde
Tem vasilhas de vidro ou de plástico sobrando por aí? Podem virar charmosos vasinhos para suculentas permanentes. Depois de escolher as suas verdinhas preferidas (à venda em bazares, por exemplo), use um pedaço de isopor ou de esponja para plantas (que você encontra em floriculturas) para montar a base do arranjo, espetando os ramos.
Para preencher o vaso, você pode usar o material que tiver em casa: vale argila expandida, pedriscos brancos, musgo ou brita. Invista em vasinhos de tamanhos diferentes para uma composição linda.
Cores que surpreendem
Armários de madeira, estilo cristaleira, agregam personalidade ao ambiente. Mas, com o tempo, o visual pesado do móvel pode cansar. Ficou com vontade de renovar o seu? A dica da arquiteta é investir no poder das cores – e dar um up no interior do móvel.
Li usou retalhos de diferentes tecidos de algodão (como a chita), que foram fixados no fundo do armário e nas prateleiras com cola branca. O segredo é escolher estampas coloridas e divertidas, mas que fiquem harmônicas entre si.
O charme extra fica por conta da iluminação: a sugestão é colar fitas de LED no fundo das prateleiras. Além de iluminar, dá mais destaque as suas peças queridinhas.