O restaurante peruano Maido foi eleito o melhor restaurante da América Latina pelo Latin America’s 50 Best Restaurants 2023, realizado na noite da última terça-feira (28), no Rio de Janeiro. Esta foi a primeira vez que a cerimônia da prestigiada lista aconteceu no Brasil. O evento de anúncio ocorreu no hotel Belmond Copacabana Palace e reuniu as pessoas mais influentes do panorama gastronômico do país e da América Latina.
Oito restaurantes brasileiros ficaram entre os 50 melhores. Foram eles: Manu (PR - 35°); Mani (SP - 34°); o Evvai (SP - 22°); o Nelita (SP - 21°); o Oteque (RJ - 20°); o Metzi (SP - 18°); o Lasai (RJ - 14°); e a Casa do Porco (SP - 4° lugar e o melhor restaurante do Brasil).
– A decisão de sediar a premiação deste ano no Rio resume a importância do Brasil como destino culinário de primeira linha e enfatiza a posição estimada da capital cariosa na cena cultural e gastronômica da América Latina – revelou Charles Reed, CEO da William Reed, empresa controladora da organização 50 Best.
A noite também reservou momentos especiais. Primeiro a homenagem feita a Daniel Redondo, cofundador do restaurante Maní, em São Paulo, ao lado de sua ex-esposa e chef Helena Rizzo. O chef faleceu no último dia 25 de novembro vítima de um acidente de trânsito na Espanha.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, comunicou na ocasião que a Cidade Maravilhosa também sediará o evento em 2024.
A lista traz estabelecimentos de 23 cidades, dois a mais do que a edição de 2022; e oito restaurantes fizeram sua estreia no ranking.
O Manu (35º), em Curitiba, foi o vencedor do Flor de Caña Sustainable Restaurant Award por conta das diversas ações sustentáveis promovidas pelo restaurante da chef Manu Buffara. Já o prêmio de melhor chef mulher da América Latina foi para Janaína Rueda, do A Casa do Porco (4º), de São Paulo.
– A realização da cerimônia de premiação no Brasil, especificamente, no Rio de Janeiro, foi positiva para a comunidade gastronômica, para o turismo e hospitalidade. Além de estarmos recebendo chefs de toda América Latina, os eventos que se sucederam nestes dias uniram as pessoas num espírito de celebração e colaboração, inspirando novas ideias, gerando buzz no setor e impulsionando o fluxo de negócios – comentou Rosa Moraes, presidente da Academia do The World’s 50 Best Restaurants e do Latin America’s 50 Best Restaurants para o Brasil.