A comida japonesa é admirada ao redor do mundo todo e, claro, que no Brasil não seria diferente. Os famosos sushi rolls, temakis, sashimis, feitos com diferentes técnicas e sabores, são uma grande paixão para os admiradores de peixe fresco.
Agora, eu pergunto: você sabe qual a verdadeira origem do sushi? Como ele chegou no Brasil? Qual o grande segredo por trás do arroz especial japonês?
No último Destemperados FM, na 102.3, conversamos com a Ana Paula Tone, sócia-administrativa do Daimu, tradicional restaurante japonês de Porto Alegre, que nos contou sobre a origem da culinária japonesa e compartilhou algumas dicas para fazermos em casa.
Antes de qualquer coisa, vale explicarmos significado de umâmi, um dos cinco gostos básicos da gastronomia japonesa e, por assim dizer, do paladar humano. Ele está diretamente relacionado ao doce, ao azedo, ao amargo e ao salgado. A palavra, de origem japonesa, significa gosto saboroso e agradável.
– O real significado de sushi é azedo. Isso porque o termo está relacionado à história que acompanha esse alimento. A partir do século IX, todo peixe era conservado no arroz cozido. Os filés eram salgados e acondicionados entre as camadas de arroz em barris de madeira. O arroz cozido azedava o peixe e o conservava, o resultado é o umâmi, um dos cinco paladares básicos da culinária japonesa – explica Paula.
– Com o tempo, a técnica foi mudando. Começaram a serem usadas pedras para prensar o peixe cru e o arroz. Por volta do século XIV, o arroz começou a ser comido, junto com o peixe e, assim, era chamado de Nama Nare Zushi, o primeiro sushi moderno. No século XIX, em Tóquio, surgiu o Niguiri Zushi, criado pelo primeiro sushiman da história, Hanaya Yohei. Ele criou um bolinho de arroz de sushi com uma fatia de peixe cru por cima – conta.
Vale destacar que os sushis eram vendidos nas barraquinhas de rua para consumo rápido, sem uso do hashi que conhecemos hoje. Com o tempo, novas técnicas foram surgindo e somando à culinária tradicional.
Para fazer o arroz de sushi
Há muitas teorias que dizem que fazer arroz para sushi é uma tarefa complicada e demorada, mas não é. É preciso só um pouco mais de paciência.
A dica aqui é lavar bastante o arroz, até que a água fique transparente!
Ingredientes:
- 1 xícara de arroz japonês
- 2 xícaras de água
- 1 colher (chá) de sal
- 1/2 xícara de chá de vinagre de arroz ou vinagre branco
- 2 colheres (sopa) de açúcar
Modo de preparo:
- Lave o arroz até que a água escorra transparente.
- Deixe o arroz descansar por, aproximadamente, 20 minutos.
- Leve o arroz para cozinhar em fogo alto até ferver. Depois, abaixe o fogo e deixe por cerca de 15min.
- Retire do fogo e mantenha a panela tampada, para o arroz descansar por mais 10 min.
- Em uma outra panela pequena, coloque o vinagre e o açúcar. Leve ao fogo e, assim que o açúcar dissolver, desligue.
- Espalhe o arroz em uma travessa e adicione a mistura de vinagre e arroz. Mexa bem até incorporar o líquido com o arroz ainda quente.
- Deixe esfriar e reserve (o ideal é que ele fique bem frio para fazer os rolls ou os bolinhos, no estilo niguiri)
Para fazer sushi em casa
A gente promete que fazer sushi em casa também é mais fácil do que parece. Nos dias de hoje, existem diferentes tutoriais mostrando como enrolar os rolls, para quem quer se aventurar nos temakis, ou até como fazer os famosos hot rolls.
Separamos seis dicas infalíveis para a ocasião:
- Mantenha o ambiente organizado e limpo. Pode parecer besteira, mas é essencial manter uma ordem para o preparo das peças.
- Compre uma esteira especial para sushi. Você pode encontrar em supermercados, lojas especializada ou até em lojas online.
- Se possível, escolha peixes frescos, como salmão, atum e camarão. Eles garantem versatilidade e muito sabor para os combinados que for preparar.
- Farinha pankô é essencial para quem ama uma fritura. Misturar essa farinha especial com camarão, por exemplo, é quase como beijar o céu de tão delicioso.
- Se organize com os condimentos: shoyu, gengibre e wasabi não podem faltar nessa festa!
- Por último, mas não menos importante, use louças diferentes para a ocasião. Tábuas e pratos rasos, deixam a mesa ainda mais bonita para apreciarmos a culinária japonesa.
Esperamos ver vocês se arriscando para fazer essa grandiosa culinária em casa! Basta um pouco de organização e muita vontade. Além de ser muito legal de fazer com a família para uma ocasião diferente.
Viva a gastronomia japonesa!