Calma que a gente não está aqui para te desanimar, viemos com a solução. Mas, se você é do time que encharca o sushi no shoyu misturado com wasabi, esse post vai te ajudar a melhorar ainda mais a sua experiência com a comida japonesa.
Estamos falando sobre como aproveitar o melhor do alimento, respeitando a delicadeza e podendo sentir as texturas e a intensidade de sabor. Tudo isso, exige alguns conhecimentos para que cada ingredientes seja percebido. E nada melhor do que falar com quem entende do assunto, né?
Conversamos com o Marcelo Eguchi, proprietário do Sushi Maru, um restaurante familiar e, por lá, a comida é feita por japoneses. Desde 2011, a família se dedica ao melhor da culinária, com ingredientes frescos e tradicionais. Nada de peças com muito cream cheese por aqui. O Marcelo nos contou alguns erros comuns que cometemos ao comer o sushi que tanto amamos.
Mas vale lembrar também que o que importa mesmo é a experiência gastronômica. Aqui estamos falando das regras da tradição japonesa em relação ao sushi, mas a gente sabe que, como bons brasileiros, aquela adaptada aos sabores é sempre válida e o importante mesmo é curtir a refeição da maneira que mais agrada ao nosso paladar.
1. Não segure o hashi com muita força
"Algumas pessoas usam o hashi com muita força, isso pode fazer com que a peça de sushi se desmanche facilmente. Precisa de prática para ter firmeza ao usar o hashi sem danificar o alimento."
2. Não leve o hashi à boca sem segurar alguma peça
"Não faça isso! Não é nada educado."
3. Não esfregue um hashi no outro
"Também não esfregue os hashis um no outro, não é bem visto."
4. Não abuse do shoyu
"A grande maioria das pessoas não usa devidamente o shoyu ao comer sushi ou sashimi, exageram na quantidade. O shoyu é um realçador do sabor, portanto, deve ser usado em pequena quantidade. Em restaurantes japoneses mais tradicionais, o shoyu e o wasabi já vêm na quantidade ideal, não sendo necessário acrescentar mais. Portanto, uso em quantidade maior, em muitos casos, pode ser considerado um desrespeito ao sushiman."
5. Molhe apenas o peixe no shoyu
"Outro ponto fundamental é em qual parte molhar no shoyu. Deve se molhar na parte do peixe ou alga e não diretamente no arroz."
6. Não misture o wasabi no shoyu
"Um erro comum é, quando o wasabi acompanha o prato, misturar no shoyu. O wasabi deve ser aplicado diretamente na peça de sushi, mais especificamente no peixe."
7. Gengibre não é um tempero
"O gengibre geralmente acompanha os pratos de sushi e sashimis, porém, a função essencial é para limpar o paladar antes de comer outro peixe. Vejo que muitas pessoas usam como tempero para tudo, assim como o molho tarê."
8. Pegue a peça de lado, não de cima
"Muitas pessoas não sabem como posicionar o hashi na hora de pegar o sushi. A posição correta é de lado e não de cima. O niguiri é uma das peças que mais se desmancha na hora de entrar em contato com o shoyu. Poucas pessoas sabem que é preciso virar de lado de modo que o hashi segure o peixe e o arroz de maneira segura."
9. Siga a ordem para comer o combinado
"Os combinados tem uma lógica ao serem montados. Deve se seguir a ordem de fora para o centro, pois tudo é pensado para o melhor consumo das peças."
10. Posicione corretamente o sashimi na boca
No caso do sashimi, uma dica importante mas pouco seguida é que após molhar no shoyu a parte do peixe deve encostar na língua antes da parte que está com shoyu, para uma melhor percepção do sabor do peixe.
Agora sim, você está qualificado para apreciar o melhor da comida japonesa!
O Sushi Maru atende apenas no almoço, de segunda a sábado, das 11h30 às 14h, e somente com reservas, já que o espaço é pequeno. Ah, eles também estão atendendo por delivery.
Av. Ceará, 1942, no bairro São Geraldo
Reservas pelo WhatsApp: (51) 99350-7171
Delivery pelo site goomer.app/sushi-maru
@sushimaru_poa