Foi em 2016 quando as tradicionais pizzas napolitanas chegaram a Porto Alegre. E a Ciao Pizzeria Napoletana, comandada pelo gastrônomo Gabriel Rossi e pelo administrador João Miragem, surgiu com esse desejo de abrir um novo negócio na área. A importância e o sucesso da Ciao foram tomando conta da Capital rapidamente, e hoje, atuam como grande referência no ramo para tantas outras pizzarias da cidade.
Foi pensando nisso, que conversamos com Gabriel Rossi, criador e sócio proprietário da Ciao e da Pizzaria Paulistana, caipira do interior de São Paulo, formado em gastronomia e também sommelier de vinhos, que pôde compartilhar conosco dicas para fazer uma pizza perfeita em casa, além de dar alguns conselhos sobre harmonização com as redondas que tanto amamos!
Como fazer a pizza perfeita em casa?
PARA MASSA:
De acordo com o Gabi, para fazer a massa de pizza perfeita, vamos precisar de 6 ingredientes:
- Água
- Fermento
- Sal
- Farinha italiana
- Açúcar
- Azeite
A grande dica e o grande diferencial aqui, é o uso do açúcar e do azeite para dourar a pizza mais rápido. Sem esses adicionais, e com o tempo de preparo, a massa perde umidade e tende a ficar mais ressecada. Ou seja, para deixar a pizza dourada, crocante por fora e macia por dentro, o segredo está no azeite e no açúcar!
Outra dica do Gabi Rossi é usar um tijolo refratário, dentro do forno pré-aquecido, assim a pizza pode ser cozida por baixo e de forma mais uniforme.
PARA HARMONIZAÇÃO:
Dizem que a harmonização perfeita para uma boa pizza, precisa ser com vinho. Se sua escolha for na marguerita, vá com um vinho tinto, mas se a pizza for de quatro queijos, por exemplo, a melhor escolha é um vinho branco ou um espumante, por todas questões de gordura e acidez.
Entretanto, são os Napolitanos, os verdadeiros donos das pizzas redondas, que dizem que a verdadeira harmonização é com uma cerveja bem gelada! E quem somos nós para dizer o contrário, né?