Desde o início da pandemia, tem sido cada vez mais comum ler por aí termos como dark kitchen, ghost kitchen, cloud kitchen, entre tantos outros novos. As dark kitchens, também conhecidas como ghost restaurant, restaurantes fantasmas ou virtuais são um tipo de estabelecimento que oferece apenas comida para viagem, o famoso delivery.
A origem desse nome é uma incógnita, mas o termo vem dos Estados Unidos, quando contêineres eram montados apenas para o preparo de delivery e não possuíam janelas, por isso o nome dark ou ghost. - tudo para manter a operação longe dos olhos dos clientes.
Esse novo meio de atendimento já é comum em vários países pelo mundo, e o modelo está crescendo cada vez mais no Brasil, já que a principal vantagem é o custo de operação. Se analisarmos que o estabelecimento não possui uma sala específica para o jantar, onde os consumidores precisam sentar e usufruir da experiência, a tendência americana apresenta um custo operacional bem menor, não havendo garçons e outras despesas relativas ao salão, por exemplo.
Sem o salão para a refeição, as dark kitchens costumam ser maiores, e focados em um único objetivo, o que aumenta a eficiência de produção quando comparados a um restaurante tradicional. E em tempos de restrições devido a propagação do corona vírus, o modelo se torna uma ótima opção, tanto para clientes, quanto para os idealizadores.
Essa tendência está atraindo mais e mais donos de restaurantes, que vêm se afastando dos estabelecimentos tradicionais e concentrando-se apenas no delivery - outra tendência de grande crescimento em momentos de pandemia.
Por ser apenas um ambiente para o preparo da comida, essas cozinhas fantasmas não precisam se preocupar tanto com sua localização física, diferentemente dos restaurantes tradicionais. Um grande diferencial é justamente poderem estar localizadas em áreas de aluguéis mais baixos ou espaços menos amplos, por exemplo.
Em Porto Alegre
Selecionamos três estabelecimentos que começaram a atender no formato de dark kitchen, mas vale destacar que cada vez encontramos mais dessa tendência no mercado gaúcho.
MARK HAMBURGUERIA
Mark Hamburgueria é conhecida por suas unidades na Cidade Baixa e no bairro Auxiliadora, e em meio a pandemia lançou sua primeira dark kitchen, localizada na zona sul de Porto Alegre. A ideia do chef Mark Bandeira, no início do projeto, era poder conhecer mais o mercado da região para depois abrir uma unidade física.
TAG CO KITCHEN
TAG Co Kitchen chegou a Porto Alegre e oferece espaços de dark kitchens para diferentes restaurantes poderem montar suas cozinhas e atender demandas de delivery. Para quem não está devidamente apresentado, A TAG Co Kitchen, é uma empresa especializada no formato conhecido como shopping de delivery e que reúne cozinhas de diferentes restaurantes em um mesmo espaço físico. Oferecendo oportunidade para empresas gaúchas entrar no segmento do delivery de forma mais organizada e econômica.
CLUBE DE BOLICHE - BOWLERAMA
A Administração da UFRGS montou um projeto de consultoria para pequenas empresas em crise durante a pandemia. Os empresários se inscrevem, descrevem seus problemas e uma equipe multidisciplinar pega o caso e ajuda o negócio a sobreviver. O Clube de Boliche, Bowlerama, se transformou em uma "dark kitchen, e ajudou a salvar os negócios do empresário.
Vocês já conheciam esse termo?
Contem para nós outras dark kitchens espalhadas por aí!