Vejo as pessoas falando muito sobre a saudade de viajar. Aquela sensação de chegar a um lugar pela primeira vez, de sentir um cheiro diferente, de ouvir pessoas falando um outro idioma.
Fazer um planejamento bacana,dividindo os dias da viagem, combinar os programas com os restaurantes de cada região. Dormir num lugar novo, tomar café da manhã de hotel, não precisar arrumar a cama nem pensar no que fazer no jantar. Ficar ponderando se vai para a neve ou para praia, se são férias mais urbanas ou perto da natureza. Que coisa boa isso tudo, não tiro a razão.
Mas a minha saudade maior é a de viajar pelo menu dos meus restaurantes preferidos, aqueles de que eu já sei exatamente o que esperar, onde nunca sou surpreendido porque é sempre o mesmo ritual, seguido rigorosamente. E é isso que faz deles lugares especiais. A gente chega já sabendo o que vai acontecer.
E acontece, sempre na mesma cadência. Por mais que a gente tente fazer aquela leitura demorada do cardápio, ela é sempre um mero protocolo. Serve apenas para ter ainda mais certeza da opção que faz nosso coração bater mais forte.
Encontrar o Aita na porta da Santo Antônio e beliscar umas batatinhas fritas enquanto espero meu parmegiana. Ver o Decô comandando a fila de espera do Komka e aguardar mesa tomando uma caipira e comendo polentinha. Assistir ao Donato preparar com maestria um steak tartare, respeitando categoricamente cada uma das etapas, bicando um chope geladíssimo. Chegar ao Barranco e ficar na dúvida se a decisão mais acertada é mesa dentro ou na rua. E, em seguida, identificar o ruído das rodas do carrinho de salada se aproximando da gente. Torcer para ter que esperar um lugar na Galeteria Alvorada, em Caxias, só para poder tomar um “limãozinho” de pé no balcão. Sem preocupações caso demore um pouco mais do que o esperado, porque daí dá para tomar a segunda dose.
Foram esses os verdadeiros responsáveis por construir nossos parâmetros gastronômicos e gerar tantos momentos inesquecíveis nas nossas vidas. Fiquem bem, nos esperem para as próximas viagens!