Ousada, criativa e enérgica. São essas as palavras que definem Carla Tellini, publicitária gaúcha que há 15 anos está à frente do Grupo Press, como diretora e head chef. Carla, definitivamente, é uma daquelas mulheres que consideramos poderosas, que não se acomodam diante dos objetivos da vida. E é provavelmente em função disso que hoje ela comemora o império construído em Porto Alegre ao longo de todo esse tempo.
Sua ousadia a levou a construir um café com cara de restaurante, diferente de tudo que existia na cidade. Sua criatividade transformou os pratos caseiros que comia na casa da mãe em grandes ícones gastronômicos. E foi com sua energia que alcançou o atual número de nove operações em Porto Alegre – entre Press Café, Presstisserie, Bah Restaurante, Press Eventos e Press Restaurante.
– Identificar o que as pessoas gostam e o que é legal, é muito importante no trabalho, além da gastronomia em si – reflete Carla.
– E esse é o grande desafio nesses 15 anos do Press. Tem a ver com meu nível de exigência. Meu envolvimento nas coisas é muito visceral, muito profundo.
O INÍCIO
Foi no início de sua carreira profissional, em agências de publicidade, que Carla teve seu primeiro contato com a gastronomia. Em 1992, junto com um colega de faculdade, Carla abriu a TH, sua própria agência. Por 12 anos, ela atendeu a Petiskeira, e foi nesse tempo que conheceu uma das sócias da rede de restaurantes e sua futura sócia no Press, Jaqueline Meneghetti.
Para tratar das estratégias de publicidade, Carla e Jaqueline costumavam se reunir em shoppings, mas havia um problema em todos esses encontros: o café. Carla lembra que odiava o espresso de Porto Alegre, e foi assim que surgiu a ideia de criar seu próprio café: o Press – que tem o nome inspirado na palavra espresso.
– Minha referência era uma cafeteria europeia, não uma cafeteria americana. Fiz todo o cardápio, o layout e até o nome. Era um desafio colocar saladas, sanduíches e pizzas em uma cafeteria – explica Carla.
– Minha ideia e da Jaque sempre foi abrir em um shopping, por isso o conceito era criar um oásis, com decoração imponente, madeiras e plantas altas.
Juntas, as sócias treinaram inúmeros funcionários, pesquisaram fornecedores, investiram em equipamentos e inauguraram o primeiro Press Café no Moinhos Shopping, em 2002. Um ano e meio depois, abriram a unidade no Praia de Belas Shopping. Em 2006, Carla inovou mais uma vez com o Press Hilário, que era a união da cafeteria com um restaurante, utilizando-se do conceito de comfort food para adicionar ao cardápio pratos caseiros, como o Estrogonofe e o Mother House, um bife à milanesa com purê de batatas. Recentemente, o Press Hilário foi reformulado e ganhou um completo bar de drinks.
Além do café e dos pratos caseiros, o Press também tem como ícones os doces. Durante três anos, Carla e Jaqueline subiram a Serra, uma vez por semana, para buscar os melhores doces em um fornecedor de São Francisco de Paula. Até que a irmã de Carla, Mirella, aprendeu as técnicas da confeitaria e começou a produzir as delícias da casa. Um tempo depois, elas abriram juntas a Presstisserie, a confeitaria do Press, que fica localizada na esquina das ruas Lucas de Oliveira e Casemiro de Abreu, em Porto Alegre.
A GASTRONOMIA REGIONAL
Carla Tellini é também uma das principais estudiosas da gastronomia regional do Rio Grande do Sul. Foi com a família, que viveu anos em Encruzilhada do Sul, e com as viagens a trabalho pelo interior do Estado, que a empresária adquiriu conhecimento sobre a culinária gaúcha. Essa experiência regional ela expressa no Bah Restaurante, localizado no BarraShoppingSul, que desde 2008 faz uma releitura do que melhor representa a cozinha daqui.
– Com a minha vivência no Interior, do meu pai cozinhando na fazenda, eu tinha de abrir um restaurante de cozinha do Rio Grande do Sul, mas em uma versão moderna. Infelizmente, o gaúcho não sabe o que se come no Estado. Quem está na Serra não conhece a comida do Litoral, quem está no Litoral não sabe o que se come na Campanha – opina Carla.
– E entre os ingredientes típicos que eu exigi estarem no cardápio, estava a erva-mate. Não existia nenhuma comida que levasse erva-mate por aqui.
A EMPREENDEDORA
Com o tempo, Carla se tornou um exemplo de mulher empreendedora, que usou da sua criatividade para apostar em negócios que o Rio Grande do Sul ainda não conhecia. Mas, segundo ela, ainda são poucas as mulheres que têm oportunidades assim.
– Há um preconceito com empresárias, posso contar nos dedos mulheres que dirigem empresas do porte do Grupo Press. Na gastronomia, é um absurdo o preconceito. Quando a TH estava grande e sólida, com 50 pessoas trabalhando, naquele momento, eu era a única mulher diretora de criação e dona de agência do Estado – recorda.
Carla sempre contou com o exemplo feminino dentro de casa e lembra que a vontade de inovar veio da mãe, que é engenheira agrônoma e desde muito cedo se aventurou em grandes projetos.
– O grande negócio é ser ousada. Resolvi colocar estrogonofe no cardápio de um restaurante, assim como apostei em uma costela com erva-mate. Ousar é fazer o que ninguém nunca fez e ter a sensação de que aquilo é bom e de que vai dar certo. É a confiança de que vai ser bom e confortável – garante.
Em 2017, Carla seguirá sozinha no comando do Grupo Press e lançará outras cinco operações na Capital, entre elas um novo Bah Restaurante e dois Press Café. As novidades ficam por conta do Xiss do Press – que servirá apenas o xis que ficou conhecido nos eventos promovidos pela empresa, nos sabores coração de galinha, calabresa, estrogonofe, entre outros clássicos – e do Press Trattoria, uma verdadeira cantina italiana.