Vinho de 11 mil reais? Sim, existe! Mas o que faz ser tão caro assim? Existem muitos motivos que podem fazer com que o vinho ganhe esse valor agregado… Dentro da garrafa, temos um líquido bem trabalhado, que carrega história, tradição, cultura, safra, tempo de guarda, marketing, entre outras moléculas que liberam aromas, sabor, além, é claro, experiência de consumo.
E como pode custar tudo isso? No conceito de marketing, o valor de um produto é o que diz respeito a visão (ou expectativa) do consumidor quanto aos seus benefícios em relação ao que oferece e, dentro desse contexto, o que vale é a experiência, onde o produto em si entrega muito mais do que custou, propriamente dito. Vale lembrar que o mundo do vinho também tem seus status e ícones, a função de despertar desejo e consumo dos milionários e amantes da bebida.
LEILÕES E SAFRAS
Não é de hoje que vinhos caros estão em alta, adquiridos em leilão ou em safras raras, esses ícones do mercado, geralmente, quando aparecem na mídia causam um burburinho entre os apreciadores da bebida. Garrafas raras, muito antigas ou de rótulos importantes com produção limitada, normalmente, chegam a ocorrer em leilões, onde cada lance aumenta a expectativa e desejo dos compradores. Talvez ele possa ser o único vivente a ter em casa o rótulo em questão.
E se contar para vocês que a região de Bourdeaux, na França, se comercializa os vinhos antes deles estarem prontos na garrafa? É um mercado encantador e que despertar o consumo e o desejo de degustar um Château Petrus ou um Romanée Conti, te faz mover montanhas. Se vai ser o melhor vinho do mundo eu já não sei, mas a experiência de tomar ele é memorável.
MAIS CARO X MAIS BARATO
O que faz um vinho ser mais caro ou mais barato? Bem, aí é outro capítulo: região produtora, o terroir de onde vem essa uva e, consequentemente, o vinho agrega valor ao produto. Além de passar ou não por madeira, tempo de guarda… A safra espetacular, por exemplo, sempre é mais cara de quando a vindima que não foi tão boa assim, além dos fatores de marca e promoção do produto.
Por exemplo, Champagne, a tradicional região francesa, tem um valor agregado. É um terroir conhecido, desperta desejo de consumo, tem relação com o glamour e luxo e uma bebida lembrada para comemoração, para brindar! As pessoas adoram falar que bebem champagne, talvez mais por um status do que por gostar, fazendo tu te pertencer ao grupo que consome champagne, mesmo se a degustação aconteceu apenas uma vez, ou poucas.
O mundo do vinho vêm ganhando cada vez mais visibilidade e discussão, e que bom! Mas o nosso parecer fica com a unificação desses dois públicos... Se você é do tipo de consumidor que prefere vinhos que caibam no seu bolso, o mercado tá fresco e cheio de novidades, mas se é daqueles que gostam de uma experiência mais completa, com valor agregado, e vinhos mais caros, o mercado também vêm em uma crescente, ou seja, todo mundo se beneficia e garante uma experiência completa!