Por joão josé*
joaojosesommelier@ig.com.br
A região mais charmosa da França está situada a 150km de Paris e se chama Champagne. Os vinhedos são plantados em encostas íngremes para permitir boa insolação e drenagem da água. A natureza conduziu a seleção das uvas mais adaptadas, sendo a pinot noir, a pinot meunier e a chardonnay mais presentes.
Para os amantes das borbulhas, a Associação Brasileira de Sommeliers/SC promoverá dia 30/4 em Florianópolis uma degustação especial de champanhes! Conheça abaixo os rótulos a serem degustados! Informações por e-mail:
abs.santacatarina@gmail.com.
Perrier-Jouët Grand Brut é feita na tradicionalíssima casa de mesmo nome e impressiona com sua vivacidade. Tem frutado cítrico de laranja, limão, maçã, muito floral e notas minerais.
Barnaut Blanc de Noirs possui perlage fina, é persistente e delicada. Encanta com nariz cheio de flores, frutas e brioche. Elegante cremosidade ao paladar.
Moët & Chandon Rosé Imperial tem cor rosa brilhante, apresenta mix de frutas vermelhas como morango, cereja e framboesa envolto por notas de rosas e pão. É muito equilibrada.
Moutard Demi-Sec mostra, além de seu nariz ricamente floral e amendoado, uma acidez equilibrada com a doçura na medida e belo frescor.
*João José é sommelier e colunista de bebidas do Destemperados em Santa Catarina