Você é do bloco dos que preferem passar o Carnaval na tranquilidade do lar? GZH fez uma curadoria de ideias justamente para quem não pretende participar das festas no feriado e quer relaxar curtindo filmes, séries e livros. Confira:
Por dentro do Oscar
Assassinos da Lua das Flores
Retratando o extermínio indígena de uma tribo nativo americana, o filme traz uma parceria que não tem como dar errado: Robert De Niro e Leonardo DiCaprio dirigidos por Martin Scorsese. No longa, o aclamado cineasta conta uma história real do início do século 20, a dos indígenas Osage, que tornaram-se ricos por viverem em terras de petróleo no Estado de Oklahoma, mas foram sumariamente assassinados por um sórdido e cruel plano liderado por um magnata branco. À mistura explosiva, soma-se à atuação de Lily Gladstone, primeira indígena nativo americana indicada ao Oscar de melhor atriz.
- Disponível por assinatura na Apple TV+ e para aluguel ou compra no Amazon Prime Video, YouTube, Google Play, Claro TV+ e Vivo Play.
Barbie
Agora que a onda cor-de-rosa já passou, quem ainda não viu Barbie pode assistir ao filme mais comentado de 2023 com menos oba-oba. O filme de Greta Gerwig investe em uma narrativa feminista para a história da boneca mais vendida do mundo que, em sua Barbieland, lidera uma sociedade em que elas detêm respeito e cargos de poder. Estrelado por Margot Robbie, o longa está concorrendo no Oscar a melhor filme e melhor ator coadjuvante para Ryan Gosling, entre outros.
- Disponível para assinatura no HBO Max e para aluguel ou compra na Apple TV+, Amazon Prime Video, YouTube, Google Play Filmes, Vivo Play e Claro TV+.
Oppenheimer
Merece pipoca e o lugar mais confortável da casa. O filme de Christopher Nolan é uma cinebiografia sobre um dos homens mais poderosos do mundo no início do século 20: o cientista americano J. Robert Oppenheimer (1906-1967), responsável por criar a bomba atômica, no longa interpretado por Cillian Murphy. Em uma estrutura não linear, o filme vai do envolvimento do físico com o projeto Manhattan até sua descrença quanto ao desenvolvimento de um arsenal nuclear e suas relações com os comunistas. Concorre a melhor filme, melhor ator, melhor direção, entre outros.
- Disponível para aluguel ou compra no Apple TV+, Google Play, YouTube e Claro TV+.
Pobres Criaturas
Em um mundo em que dirigíveis cobrem o céu e a ciência investe em cruzamentos malucos com animais, um cientista interpretado por Willem Dafoe reaviva uma jovem que se suicidou, a quem chama de Bella Baxter, personagem de Emma Stone. O filme do excêntrico Yorgos Lanthimos suscita questionamentos sobre feminismo e o retrato do desejo sexual feminino. Concorre ao Oscar de melhor filme, melhor atriz para Emma Stone e melhor direção, entre outros.
- Disponível nos cinemas.
O bom e velho livro
Literatura nacional
Preta e favelada, Carolina Maria de Jesus era uma catadora de papel com grande talento literário. Ou uma escritora que, pela árdua condição social, teve que catar papel para sobreviver. Ficou conhecida nos anos 1960 por dois livros, Quarto de Despejo (1960), edição de seus diários retratando a vida na favela do Canindé, em São Paulo, e Casa de Alvenaria (1961), continuação desse relato pessoal. A Companhia das Letras acaba de lançar um livro inédito da escritora morta em 1977.
O Escravo foi escrito na década de 1950 e saiu pela editora em dezembro de 2023. Na obra, ela apresenta sua vertente ficcionista e conta uma história de amor e desilusão entre dois jovens de classes sociais distintas.
- Companhia das Letras, 208 páginas, R$ 64,90.
Literatura estrangeira
Escritor francês conhecido por mostrar o lado menos rico da França, Édouard Louis vem se notabilizando como jovem prodígio da literatura contemporânea. Além de sua origem humilde, filho de um operário e de uma dona de casa, desde muito jovem ele se entende como gay. Os preconceitos que enfrentou são mote de seus livros autobiográficos, Lutas e Metamorfoses de Uma Mulher (2022) e Quem Matou Meu Pai (2023), ambos publicados no Brasil pela Todavia.
No dia 8 de fevereiro, a editora lançou o mais recente livro do escritor, Mudar: Método. No novo romance, ele investe em uma narrativa de amadurecimento, da infância até os dias de hoje, passando por temas como homofobia, diferenças de classe e relações familiares.
- Todavia, 240 páginas, R$ 74,90.
Entrou no Prime Video
Mais um filme com Willem Dafoe
Outra opção para quem é fã da atuação sempre profunda e estarrecedora de Willem Dafoe. Em Inside, que estreou no catálogo do Prime Video na sexta-feira (9), ele é um ladrão especializado em roubar obras de arte, até mesmo considerado um gênio no ramo por muitos. Ao invadir um luxuoso apartamento de um colecionador, acaba ficando preso na residência por causa de um inteligente sistema de segurança. Dias se passam com o ladrão preso entre as obras que pretendia roubar. O longa chama atenção pela atuação quase solitária de Dafoe.