O compositor Angelo Badalamenti, conhecido pelas trilhas sonoras de filmes e séries de David Lynch, morreu no domingo (11), em sua casa em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Ele estava com 85 anos e a notícia foi divulgada pela família, que não deu detalhes sobre a causa do óbito.
Badalamenti criou temas intrigantes para os principais filmes de Lynch como Veludo Azul (1986), Coração Selvagem (1990), Estrada Perdida (1997), Uma História Real (1999) e Mullholland Dr. (2001), além da série Twin Peaks, uma das mais famosas dos anos 1990. Esta trilha que conquistou o Grammy de 1990 incluía a inquietante Laura Palmer's Theme, que colocou Badalamenti e sua música entre os compositores e temas mais conhecidos da história da TV.
Badalamenti foi inicialmente contratado como técnico vocal de Isabella Rosselini durante a produção de Veludo Azul. Ele e a atriz desenvolveram a versão da canção para o longa e o músico acabou assumindo a composição da trilha original da obra.
O músico ainda trabalhou nas composições para outros diretores em filmes como Férias Frustradas de Natal (1989), O Suspeito da Rua Arlington (1999), A Praia (2000), Água Negra (2005) e O Sacrifício (2006). Versátil, ele também trabalhou com grandes artistas como Nina Simone, Shirley Bassey, David Bowie, Paul McCartney e Liza Minnelli.
Sobre a morte do compositor, Lynch se manifestou com sua típica maneira enigmática:
— Hoje, sem música — disse em seu boletim meteorológico diário no YouTube, antes de fazer uma longa pausa e seguir falando sobre a temperatura.
Angelo Badalamenti deixa a esposa Lonny, com quem era casado desde 1968, e a filha deles, Danielle.