Liam Payne, ex-integrante da boyband britânica One Direction, morreu na quarta-feira (16) após queda do terceiro andar de um hotel em Buenos Aires, na Argentina. Conforme divulgado nesta quinta (17), o músico sofreu politraumatismos e hemorragia interna e externa. As informações são do jornal argentino Clarín.
Segundo as autoridades argentinas, uma ligação de emergência foi realizada do hotel CasaSur, onde Payne estava hospedado. Na chamada, o gerente do local alertava sobre a presença de um "homem agressivo que poderia estar sob efeitos de drogas e álcool".
Payne teria caído da sacada de seu quarto após a chegada dos policiais. Seu corpo ainda passará por novos exames para identificar ou descartar a presença de substâncias que possam ter influenciado em seu estado de saúde.
Na noite dessa quarta, fãs se reuniram em frente ao hotel CasaSur e lamentaram a morte do cantor. Os admiradores acenderam velas, cantaram músicas da One Direction e fizeram um minuto de silêncio.
Investigação em andamento
Conforme noticiado pela Agence France-Presse (AFP), uma ligação de emergência teria sido realizada pelo gerente do hotel no final da tarde de quarta. O responsável teria informado que o hóspede estava em um quarto com sacada e havia o temor de que "ele pudesse fazer algo que colocasse a vida dele em risco".
— Às 17h04min (local), através do 911, fomos alertados sobre uma pessoa que estava no pátio interno do hotel CasaSur — disse o chefe do Sistema de Atención Médica de Emergencias (SAME). — Poucos minutos depois, uma equipe local do SAME chegou e confirmou a morte deste homem, que mais tarde soubemos ser membro de um grupo musical.
O cantor foi levado à emergência, contudo, não resistiu aos graves ferimentos provocados pela queda. Segundo o chefe do serviço médico de emergência de Buenos Aires, não houve "nenhuma possibilidade de ressuscitação".
O Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido afirmou que mantém contato com autoridades da Argentina e há uma investigação em andamento.
Como o quarto do cantor foi encontrado
O jornal argentino Clarín obteve fotos do quarto em que Liam Payne estava hospedado. Nas imagens, é possível ver móveis destruídos e sinais de consumo de drogas e bebidas alcoólicas.
Além da televisão do quarto quebrada, também foram encontrados fósforos, restos de velas na banheira, papel alumínio e um pó branco, que se pressupõe ser cocaína. Ainda de acordo com a publicação, no local ainda havia "um isqueiro e a tampa de uma lata de refrigerante com metal queimado".
Quem era Liam Payne
Liam Payne nasceu em 29 de agosto de 1993 em Wolverhampton, no Reino Unido. Ele ganhou maior notoriedade por conta de sua participação na boy band One Direction, entre 2010 e 2016. Contudo, o apreço pela música começou desde a infância, durante o período escolar.
Após o grupo entrar em hiato, Payne seguiu carreira solo. Ele também fez colaborações com outros cantores, como J Balvin, Quavo e Rita Ora, e atuou como produtor musical.
Payne tinha 31 anos e deixa um filho, Bear, de sete anos. O menino é fruto do relacionamento do artista com a também cantora Cheryl Cole, 41.