Ex-integrante da boy band britânica One Direction, Liam Payne foi encontrado morto nesta quarta-feira (16), em Buenos Aires, aos 31 anos.
As informações são do jornal argentino La Nacion. Segundo a publicação, o corpo do músico foi encontrado após uma queda do terceiro andar do hotel CasaSur.
O cantor, compositor e guitarrista britânico estava hospedado no estabelecimento, que fica no bairro Palermo. De acordo com o periódico argentino, agentes de segurança foram chamados ao local na tarde desta quarta.
Os policiais foram acionados pela equipe do hotel após receberem uma denúncia de que havia "um homem agressivo" no prédio e que "poderia estar sob influência de drogas ou álcool". Os agentes, ao chegarem ao local, encontraram o corpo de Payne no chão.
Porta-voz do sistema de emergência médica local (SAME, na sigla original), Alberto Crescenti, afirmou em entrevista a canais de televisão locais que a queda sofrida pelo músico foi de cerca de "13 ou 14 metros". Com isso, o artista sofreu "ferimentos gravíssimos", que ocasionaram a sua morte, "sem possibilidade de reanimação".
Crescenti ainda apontou que é necessário aguardar o resultado da autópsia, mas que, em uma análise preliminar, o cantor sofreu "uma fratura na base do crânio", lesão que o responsável pela equipe de atendimento considera como "muito grave".
Por volta de 20h30min, o corpo de Payne foi levado do hotel por um caminhão dos bombeiros, entre lágrimas e aplausos solenes de alguns fãs.
— Eu vi nas notícias e, quando percebemos que era perto de onde moro, me aproximei. A notícia me pegou de maneira horrível — disse Pilar Bilik, de 27 anos, no local.
O jornal local Clarín publicou fotos atribuídas ao interior do quarto ocupado por Payne, nas quais é possível ver uma mesa com restos de pó branco, papel alumínio e um isqueiro, além de uma televisão com a tela quebrada.
Quem era Liam Payne?
O músico nasceu em 29 de agosto de 1993, em Wolverhampton, no Reino Unido. Sua ascensão na indústria musical começou em 2010, após sua passagem pelo reality show The X Factor.
Na ocasião, ele e os cantores Harry Styles, Louis Tomlinson, Niall Horan e Zayn Malik participaram como competidores solos. Apesar de não terem chegado ao final da disputa, os jurados perceberam o potencial dos cinco e sugeriram que eles formassem um grupo.
Após o programa, eles formaram o One Direction e assinaram contrato com a Syco Records, gravadora de Simon Cowell. O sucesso foi imediato. O quinteto quebrou recordes, fez turnês ao redor do mundo e alcançou o topo das paradas com singles, como What Makes You Beautiful, Take Me Home, e Live While We're Young.
Quando o One Direction entrou em hiato, em 2016, Liam decidiu seguir carreira solo. Ele lançou seu álbum de estreia em 2019, LP1, e teve sucesso com singles como Strip That Down e Familiar. O músico se envolveu em diversas colaborações, com Rita Ora, Zedd e A Boogie wit da Hoodie, por exemplo, e também atuou como produtor musical.