O cantor Liam Payne morreu nesta quarta-feira (16), em Buenos Aires, na Argentina, aos 31 anos. O corpo do músico foi encontrado após uma queda do terceiro andar do hotel CasaSur. As circunstâncias ainda estão sendo apuradas.
Payne nasceu em 29 de agosto de 1993 em Wolverhampton, no Reino Unido. Ele ganhou maior notoriedade por conta de sua participação na boy band One Direction, entre 2010 e 2016. Contudo, o apreço pela música começou desde a infância, durante o período escolar.
O gosto pela área fez com que ele estudasse tecnologia musical na City of Wolverhampton College de Wolverhampton e aprendesse a tocar piano, violão e guitarra. Payne também era bastante envolvido com atletismo e chegou a se juntar ao clube Wolverhampton & Bilston.
Do The X Factor ao One Direction
A ascensão na indústria musical começou em 2010, aos 16 anos, após a passagem pelo reality show britânico The X Factor. Na ocasião, Payne e os cantores Harry Styles, Louis Tomlinson, Niall Horan e Zayn Malik participaram como competidores solos. Apesar de não terem chegado ao final da disputa, os jurados perceberam o potencial dos cinco e sugeriram que eles formassem um grupo.
Após o programa, eles criaram o One Direction e assinaram contrato com a Syco Records, gravadora de Simon Cowell, jurado do The X Factor. O grupo lançou cinco álbuns de estúdio, começando com Up All Night (2011) e seguindo com Midnight Memories (2013), Four (2014) e Made in the A.M. (2015).
O sucesso do One Direction foi imediato. O quinteto quebrou recordes, com mais de 200 milhões de discos vendidos e 21 bilhões de plays nas plataformas de streaming. Além disso, fez turnês ao redor do mundo, com passagem pelo Brasil, e alcançou o topo das paradas com singles, como What Makes You Beautiful, Take Me Home, e Live While We're Young.
Em março de 2015, Zayn Malik anunciou a saída da boy band para ter um período de descansar. Poucos meses depois, o grupo decidiu que entraria em um hiato a partir de 2016.
Payne decidiu seguir carreira solo e lançou seu álbum de estreia em 2019, LP1, e teve sucesso com singles como Strip That Down e Familiar. O músico também se envolveu em diversas colaborações, com Rita Ora, J Balvin, Zedd e A Boogie wit da Hoodie, por exemplo.
Em agosto do ano passado, o cantor cancelou o show que faria no festival The Town, em São Paulo. Além do Brasil, ele passaria por outros países da América do Sul, mas adiou as apresentações devido a uma grave infecção renal.
Na semana passada, a revista NME informou que Payne também havia adiado o lançamento do seu segundo disco solo. Fontes ouvidas pela publicação disseram que a decisão havia sido tomada após Teardrops, último single do artista, lançado em março deste ano, ficar de fora do top 30 dos charts do Reino Unido.
Além do uso da voz, ele também tinha paixão pela produção musical. Sob os pseudônimos Big Payno e Payno, Liam criou remixes que fizeram parte de lançamentos do One Direction e de sua ex-namorada, Cheryl Cole, e colaborou com outros produtores como DJ Mustard e Juicy J.
Vida pessoal conturbada
O relacionamento de Payne com Cheryl Cole, cantora e jurada do The X Factor, foi marcado por críticas à diferença de idade entre os dois - ele era 10 anos mais novo do que ela. Os dois ficaram juntos por dois anos e tiveram um filho, Bear.
Payne também namorou a modelo Maya Henry, de quem chegou a ficar noivo em 2020. A relação teria sido retratada por ela no livro Looking Forward, lançado há dois meses.
A obra conta a história de uma jovem que se envolve com o cantor de uma famosa boy band, mas se vê em um relacionamento tóxico quando o rapaz começa a enfrentar problemas na carreira e o vício em drogas. Maya afirma que o romance tem elementos baseados em fatos reais, mesmo alerta feito na capa do livro.
Em 2021, Payne revelou luta contra o vício em álcool e drogas. Em junho do ano passado, ele comemorou seis meses de sobriedade após encerrar um período de cem dias internado numa clínica de reabilitação.
Atualmente, ele vivia um relacionamento com a influenciadora Kate Cassidy.