O cantor Julio Iglesias foi detido no aeroporto de Punta Cana, na República Dominicana, por transportar conteúdo considerado suspeito pelas autoridades. Ele estava retornando de uma viagem das Bahamas carregando 42 quilos de alimentos frescos na bagagem. As informações são do programa espanhol Fiesta.
Entre os achados, estavam rúculas, alfaces, acelgas, cogumelos, feijão, morangos e mirtilos. De acordo com a legislação de cada país, o transporte de comida é proibido por questões sanitárias para evitar riscos de introdução de pragas e doenças. Iglesias correu risco de ser preso, o que não chegou a acontecer.
Ainda segundo o Fiesta, a situação teria sido definida como um mal-entendido, com direito a pedido de desculpas do presidente da República Dominicana, Luis Abinader. Até o momento, o artista não se manifestou.
Julio Iglesias tem 80 anos e é o artista espanhol com maior número de álbuns vendidos, com 120 milhões de cópias até o fim de 2023.
Ele começou sua carreira em 1968, ao vencer o Festival Internacional da Canção de Benidorm, com o sucesso "La Vida Sigue Igual". Competiu em outros festivais, sempre com grande sucesso não apenas na espanha, mas em países como a Alemanha, Itália e França. Em 1973, já havia alcançado a marca de 10 milhões de cópias vendidas e começou uma turnê pelos Estados Unidos, que o consagrou no mundo inteiro. Ele tem um prêmio Legend do World Music Award e sete prêmios Grammy.
Antes de seguir carreira artística, o cantor foi jogador de futebol, atuando como goleiro no time juvenil do Real Madrid, entre 1958 e 1962. Ele é pai do também músico Enrique Iglesias, conhecido por hits como Bailando, El perdedor e Hero.