As imagens de livros encharcados nas editoras gaúchas que foram atingidas pela enchente percorreram as redes sociais e comoveram os amantes da literatura. Virada a página de maio, o mês que parecia não ter fim, começou o trabalho de reconstrução. Para ajudar nesse processo, a Feira do Livro Reconstrói RS será realizada no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 - Três Figueiras), em Porto Alegre, neste final de semana.
Na sexta-feira (14), no sábado (15) e no domingo (16), sempre das 11h às 20h, o evento, que tem entrada franca, ocorre em todos os espaços do centro cultural com um nobre objetivo: promover 40 expositores atingidos direta ou indiretamente pelas chuvas e, assim, incentivar a comunidade a comprar de livreiros, editoras, autores e sebos gaúchos afetados.
— O objetivo é zerar os estoques desses empreendedores, para que eles possam ter um capital de giro na retomada do setor. É uma grande honra receber esse evento. Sabemos o quanto a Feira do Livro de Porto Alegre é simbólica para a cidade e o quanto a literatura é forte na nossa cultura — diz Carolina Rosado, gerente do Instituto Ling, que organiza a iniciativa com o apoio da Câmara Rio-Grandense do Livro e o Clube de Editores do Rio Grande do Sul
Entre os expositores da feira, estão a Livraria Taverna, o clube de assinaturas TAG, a L&PM e a editora Libretos, que fazem parte da lista de empreendimentos que foram total ou parcialmente inundados. Empresas que foram afetadas de outras formas, como a editora Palavra Bordada, que ficou ilhada em Canoas, bem como outras impactadas indiretamente, como a Piu, a Zouk e a Dublinense, também participam.
Além disso, haverá, durante os três dias de evento, mais de 30 programações paralelas, como palestras, painéis literários, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, shows musicais e atividades infantis. Segundo a embaixadora do evento, a jornalista Fernanda Pandolfi, o foco do evento é incentivar o público a consumir o trabalho dos artistas e dos empreendedores gaúchos que exporão na feira.
— É importante reforçar, porque as pessoas estão muito conectadas na programação, em ir ao evento para prestigiar, mas a gente tem que lembrar que, além disso, o consumir é importante nesse momento. Quem puder ir até lá e consumir um autor gaúcho, uma editora, auxiliar quem está precisando. Esse é o objetivo inicial.
Incentivo
Rafael Guimaraens, autor do infelizmente atual A Enchente de 41 (2010) e fundador da editora Libretos, ao lado de Clô Barcellos, explica que a sua empresa teve um grande prejuízo, uma vez que o depósito foi alagado e perdeu 12 mil livros que estavam no local. Para ele, a iniciativa do Ling em promover a feira chegou "bem na hora".
— Estamos nesse processo de recomeço. Com a oportunidade do Instituto Ling, a Libretos tem a possibilidade de se colocar publicamente novamente. É uma iniciativa muito importante e que a gente deve saudar — diz Guimaraens. — A Libretos vive dos livros que vende. Estar na feira e ter uma boa vendagem vai nos animar muito para seguir em frente.
Além de Fernanda Pandolfi e Rafael Guimaraens, nomes como Carlos André Moreira, Luiz Gonzaga Lopes, Daniel Galera, Luís Augusto Fischer, Eduardo Bueno, Cláudia Schroeder, Donaldo Schüler, Samir Machado de Machado, Ivone Bins, Mário Corso, Márcio Pinheiro, Juarez Fonseca, Ticiano Osório e Arthur de Faria participam das atividades.
Embora boa parte da programação seja gratuita, três delas contarão com ingressos pagos — e todos já estão esgotados. O valor arrecadado será revertido para a reconstrução da Biblioteca Comunitária Girassol, que perdeu o seu acervo no bairro Sarandi. Uma das atrações será um bate-papo com a escritora Carla Madeira, que fará uma participação remota, em conversa com a autora gaúcha e colunista de GZH Martha Medeiros.
A Feira do Livro Reconstrói RS também será ponto de coleta de doação de livros em bom estado para remontar o acervo de escolas e bibliotecas afetadas pela enchente de maio. A programação completa pode ser acessada no site institutoling.org.br.
Feira do Livro Reconstrói RS
- Nesta sexta-feira (14), no sábado (15) e no domingo (16), sempre das 11h às 20h, no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras), em Porto Alegre.
- Entrada gratuita, assim como a maioria das atrações. A acomodação do público será por ordem de chegada, mediante retirada de senhas na recepção do centro cultural a partir de 30 minutos antes do início das atividades.
- As três atividades pagas já estão com ingressos esgotados.