Neste fim de semana de temperatura agradável, uma boa opção de lazer é visitar exposições em cartaz na Capital. Do centro à Zona Sul, há opções de mostras que agradam a crianças e adultos. A seguir, selecionamos diferentes locais e temas:
Margs
Previstas para serem encerradas neste fim de semana, as mostras A Boneca Sou Eu e 5 Casas foram prorrogadas até dia 22 no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs). A primeira apresenta a trajetória de Lia Menna Barreto, um dos principais expoentes da chamada Geração 80. A mostra traz a público um extenso panorama com curadoria de Francisco Dalcol e Fernanda Medeiros. Já 5 Casas, de Bruno Gularte Barreto, aborda os conceitos de memória e retrata a busca pelas lembranças de infância do artista de 39 anos, de Dom Pedrito. Entrada gratuita, de terça a domingo, das 10h às 19h.
Para levar a criançada
No hall principal do Farol Santander, Tarsila para Crianças propõe um mergulho na vida e obra de Tarsila do Amaral. A mostra conta com réplicas em grandes proporções de obras consagradas, como Abaporu e A Lua, além de ambientes com telas interativas. Já no mezanino, Transversalidade reúne 22 obras produzidas pelo gaúcho Frantz durante a pandemia. São dois conjuntos que buscam tensionar o conceito de fotografia: um usa pinturas do século 18, e outro, imagens abstratas em preto e branco. De terça a domingo, das 12h às 18h, mediante compra de ingressos a R$ 15 via Sympla.
Passeio no Iberê
Em Modelar no Tempo: Iberê e a Moda, Gustavo Possamai reúne estudos de figurinos, reproduções de fotos e editoriais que revelam a experiência do artista pela moda. Também estão em cartaz Um Rio que Passa, com desenhos, pinturas e monotipias de Eduardo Haesbaert; O Gesto Crispado, com 26 pinturas de grandes dimensões de Arnaldo de Melo, e a mostra de street art Reconstrução, de Daniel Melim, que estreia neste fim de semana. De sexta a domingo, das 14h às 18h. Os ingressos da Fundação Iberê Camargo custam R$ 20, mediante reserva pela plataforma Sympla.
Casa para todos
Aberta no sábado, das 13h às 18h, a Casa de Cultura Mario Quintana conta com cinco exposições. Um destaque é 2023.3 – A Casa do Caranguejo Ermitão, primeira individual de Valéria Barcellos, com fotos, vídeos e documentos colhidos durante o período em que a artista precisou tratar um câncer. Na Sala Radamés Gnattali, a exposição Lory F. – Você Vai Ser Obrigado a me Escutar é uma homenagem à roqueira gaúcha morta em 1993, aos 34 anos. Também estão em cartaz Museu Baldio, com obras sustentáveis de 50 artistas; Galeria Urbana, com trabalhos de street art; e Pretos na Tela, que destaca artistas negros em filmes de Tabajara Ruas.
Retratos de amor ao pet
No recém-inaugurado Cais Embarcadero, a fotógrafa gaúcha Lisette Guerra apresenta Amo meu Pet – Retratos, que reúne imagens de tutores com seus pets. A mostra pode ser conferida gratuitamente, até 23 de agosto. De terça a domingo, das 10h às 22h.
Performances
O Instituto Ling conta com a exposição Dito e Feito – Aos Vivos, Porto Alegre, de Nuno Ramos. Com curadoria de Tiago Mesquita, apresenta 10 performances gravadas ao vivo, incluindo uma realizada em junho, na Capital. De segunda a sábado, mediante agendamento de visita gratuita pela plataforma Eventbrite.
Território Provisório
Reunindo instalações de Manoela Cavalinho, Jordi Tasso e Henrique Fagundes, a exposição Território Provisório, na Galeria Ecarta, busca refletir sobre o impacto de episódios políticos autoritários nas relações sociais. São apresentados diversos materiais que demarcam locais relativos ao período da ditadura militar, vídeos e objetos pessoais. Gratuitamente, de terça a domingo, das 10h às 18h.
A vida de Van Gogh
A exposição Vincent – Paisagens de Van Gogh está aberta para visitação gratuita no shopping Praia de Belas. São oito estações reproduzindo obras do artista por meio da imersão, de elementos interativos e da narração de trechos de cartas de Van Gogh. De segundas a sábados, das 10h às 22h, e domingos, das 11h às 22h, mediante agendamento pelo site ingresse.com.
Múltiplos Olhares
No Espaço Cultural Correios, na Praça da Alfândega, está em cartaz a exposição Múltiplos Olhares. Reunindo 60 obras de diferentes expressões da arte, sob a curadoria de Fábio André Rheinheimer, a ideia é apresentar um conjunto diverso de produções da cena cultural gaúcha. Das 10h às 17h.
Força e Luz
No antigo Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, agora chamado Fundação Força e Luz, está em cartaz a mostra Entre Lugares, de Pamela Zorn, que busca discorrer sobre identidade, memória e negritude. O espaço funciona de terça a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 11h às 18h.