Um saco de boxe no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS). Por mais que pareça inusitado, o objeto integra a exposição Amazona, ou a dança das resistências e está disponível para receber "socos" do público. Além disso, no sábado (14), o local recebe uma aula gratuita de autodefesa para mulheres e pessoas LGBTQIAPN+.
A aula acontece logo após o Conversas de Casa — roda de bate-papo com a artista da exposição Andressa Cantergiani e a curadora Bruna Fetter. O objetivo do encontro é promover uma uma troca de ideias sobre experiências e processos artísticos partindo do mito das amazonas, abordado na exposição, e tratando sobre como movimentos de autodefesa se transformam em dança, força e poesia.
Após a conversa, a aula gratuita será ministrada pela professora Débora Roldão, que tem 32 anos de experiência na área. Ela compartilha técnicas práticas e estratégias que ajudam a criar um senso de segurança e autonomia, mostrando como a defesa pessoal pode ser uma ferramenta de empoderamento e resistência.
A exposição fica em cartaz até fevereiro e a organização quer manter a realização das aulas de autodefesa, conforme interesse do público.
Serviço
- O que: Conversas de Casa e aula de autodefesa
- Quando: sábado (14), começando às 16h com o Conversas de Casa. Às 17h, acontece a aula
- Onde: Galeria Sotero Cosme, 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana
*Produção: Maria Clara Centeno