O jornalista Carlos Redel colabora com a colunista Juliana Bublitz, titular deste espaço.
É momento de comemoração no Museu da Cultura Hip Hop RS, afinal, o espaço está completando um ano de funcionamento — e fazendo bonito: recebeu mais de 30 mil visitantes neste período, mesmo ficando com as portas fechadas por dois meses, durante a enchente.
Para a celebração, então, os organizadores do museu prepararam uma apresentação reunindo importantes nomes da cena nacional: os rappers BK e Negra Li, além da participação dos grafiteiros OsGemeos. As atrações se apresentam gratuitamente neste domingo (15), a partir das 14h.
Também estarão presentes: DJ Laiz Regina, La Bella Mafia, BNF, B.boy Daniel Cavalheiro, B.girl Naju e Graffiti Taina Moxa. O dia festivo contará com uma batalha de DJs, na qual o vencedor ganha o prêmio de R$1.000,00. As inscrições serão feitas no dia do evento, a partir das 14h.
Exposição internacional
Também no domingo, outro momento importante para a história do museu: será inaugurada a sua primeira exposição internacional. Trata-se de Nación Hip Hop: Colombia al ritmo de una cultura, que foi apresentada em 2023 no Museu Nacional da Colômbia, em comemoração aos 50 anos da cultura hip hop no mundo.
Os ingressos para o aniversário do Museu da Cultura Hip Hop RS devem ser retirados na plataforma Sympla. E, para validação da entrada, é necessário doar um quilo de alimento não perecível. A ideia é que o local seja democrático e acessível para toda a população, elevando o movimento.
— O museu se consolida como uma grande referência do meio empreendedor-social e das culturas populares, fazendo com que outros segmentos tirem como exemplo a possibilidade não só de uma gestão colaborativa, como se opera o museu, como também da geração de trabalho decente, através de projetos de impacto. Hoje, no museu, por exemplo, são quase 60 pessoas trabalhando diretamente e outros 200 indiretos, contratados através dos programas e ações que realizamos — conta Rafa Rafuagi, fundador e coordenador do local.
E, para o futuro, Rafa projeta nacionalizar a metodologia empregada no espaço e, quem sabe, criar um museu nacional em celebração ao movimento.
Localizado na Rua Parque dos Nativos 545, no bairro Vila Ipiranga, em Porto Alegre, o Museu da Cultura Hip Hop RS recebe os visitantes de maneira gratuita, de terça a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h.