O jornalista Carlos colabora com a colunista Juliana Bublitz, titular deste espaço.
Foram quase 15 anos de espera, mas o Da Guedes, grupo de rap nascido no Partenon, em Porto Alegre, lançou música inédita. Trata-se de Hardcore, que está começando a ganhar o seu espaço nas rádios da Capital, além de estar disponível nas plataformas de streaming.
O som, apesar de novo, vai soar como conhecido aos ouvidos dos gaúchos, porque utiliza o sample — ou seja, replica trechos — do clássico do rock do Estado Amigo Punk, sucesso da Graforréia Xilarmônica que foi composto por Frank Jorge e Marcelo Birck.
Hardcore, que foi produzida por Nitro Di, integrante clássico do Da Guedes, é fruto de uma série de pesquisas e experimentos que vem sendo feita pelo grupo e que, no futuro, pode gerar o lançamento de um EP. Por enquanto, porém, os rappers querem curtir o momento com o novo single.
— Hardcore reflete o momento que a música está passando hoje, com essa mistura que está se fazendo com outros ritmos. Então, esse som vem para mostrar que a música não tem fronteira. E a gente quis dar um pouquinho de nostalgia para o nosso público, porque, no início dos anos 1990, também frequentamos aquela cena da Osvaldo Aranha. Éramos de quebrada, mas íamos lá no final de semana, dar um perdido, ver como era — salienta Nitro Di.
O Da Guedes começou os seus passos no mundo do rap em 1993 — ou seja, a mais de 30 anos. E, com Hardcore, o grupo mantém a sua formação clássica, que conta com o próprio Nitro Di, Baze e DJ Deelay, além do Soldado Spaw, colaborador frequente do grupo. Com a nova música, eles pretendem a abrir a roda punk nos shows, mas "com respeito" e com oportunidade de todo mundo participar.
— A gente tem visto o rock se misturar de novo com o rap.A gente ficou pensando no nome da música, mas no meio da própria letra de Amigo Punk ele diz que segue "detonando o hardcore". Então, a gente segue detonando o hip hop. Seguimos fazendo a nossa caminhada — complementa o compositor do single.