Assim que a primeira cortina é aberta, o visitante é arremessado para dentro das obras, mas também da vida do pintor holandês Vincent Van Gogh – um dos maiores nomes da pintura pós-impressionista que faleceu em julho de 1890. Na exposição Vincent - Paisagens de Van Gogh, os famosos cenários das telas do artista são vividos e sentidos.
Logo no comecinho da viagem, é possível identificar a quão turbulenta foi a vida desse pintor que vivia na corda bamba entre a angústia e a dor corrosivas, ao mesmo tempo em que respirava e desejava momentos de tranquilidade. A exposição foi inaugurada nesta sexta-feira (23), é gratuita e fica aberta para visitação - mediante agendamento prévio - até o dia 5 de setembro, no 1° e no 3° andar do Praia de Belas Shopping, na Capital. (Veja abaixo o serviço completo)
O circuito é composto por oito estações, sendo que cada uma das seis salas coloca em evidência obras diferentes do artista por meio da imersão, de elementos interativos e também pela narração de trechos de cartas que Van Gogh trocava com seus familiares. As telas de paisagem carregam as famosas ondulações do pintor holandês, mas também sua intensidade e dramaticidade das cores.
Karina Israel, curadora da mostra, conta que a escolha das telas foi calcada nas paisagens que o artista usava como inspiração:
— Resolvemos juntar esse argumento à história de Van Gogh. E partimos já com o quadro Campo de Trigo com Corvos (1890), porque sintetiza a dualidade que ele vivia. Os campos de trigo o acalmavam, mas os corvos e o barulho que faziam o enlouqueciam. E, mesmo assim, ele pintava esses animais. Nesta primeira sala, trazemos a projeção dessa tela, o cenário é composto por trigo nas laterais e pequenas aves, que simulam os corvos, e o áudio narra essa perturbação vivida pelo artista.
Nos demais ambientes, o visitante mergulha em outros momentos da vida do artista e conhece de perto as seguintes obras: Jardim de Íris (1890), Amendoeira em Flor (1890), Noite Estrelada sobre o Ródano (1888) e Duas Figuras no Bosque (1889).
Além disso, o público é inserido em outras nove obras célebres de Van Gogh que são projetadas nas paredes de uma sala redonda construída na exposição. Nesse ambiente, ganham destaque as imagens. Isso porque, na transição de uma tela para outra, os elementos do quadro ganham movimento, o que torna a entrada e saída de telas quase uma dança.
Após se deparar com a parede repleta pelos amados girassóis de Van Gogh, é possível tirar uma foto com a mesma estética aplicada nas obras do artista em um token que fica no fim da exposição. O material pode ser enviado ao e-mail do visitante, caso deseje.
Karina revela que Porto Alegre é a primeira cidade a receber a mostra durante a pandemia, anteriormente a exposição havia passado por Brasília, Campinas e São Paulo. Por isso, um ajuste teve de ser feito. O local dedicado à Noite Estrelada sobre o Ródano retirou o uso dos óculos realidade aumentada e em seu lugar foi criada uma sala com projeção das estrelas circulares – pintadas por Van Gogh – girando nas laterais das paredes. Enquanto, no chão, ondulam as águas do Rio Ródano.
— Procuramos criar uma vivência, porque, quando a experiência convoca os sentidos, o aproveitamento do conteúdo é melhor e geramos memória. A ideia é que as pessoas passem por essas salas, sintam as obras de Van Gogh e se lembrem disso ao longo dos anos. Por isso priorizamos locais interativos e que o público possa fotografar etc — diz a curadora.
O 3° andar do Praia de Belas apresenta, por fim, uma última instalação. Lá foi recriado o quadro Quarto em Arles, que tem três exemplares originais pintados entre outubro de 1878 e setembro de 1889. No trabalho, Van Gogh inunda a tela com suas cores e traços marcantes para representar seu pequeno quarto, na cidade de Arles, na França. A instalação, de 12m², é uma réplica fiel da tela e é possível entrar, sentar nas cadeiras ou cama e fazer registros fotográficos.
Durante a visitação, o uso de máscara é obrigatório. É permitida a entrada de quatro pessoas ao mesmo tempo, caso não convivam juntas. Por outro lado, até seis pessoas que convivem juntas podem entrar ao mesmo tempo. É reforçado ainda que se respeite o distanciamento social.
Anote aí
Exposição: Vincent – Paisagens de Van Gogh
Quando: de 23 de julho até 5 de setembro
Onde: Praça de Eventos da Ala Norte, 1º Piso. Picture spot O Quarto em Arles, 3º andar, em frente à loja Havaianas
Horário: de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, domingo, das 11h às 22h
Quanto: é gratuito, mas requer agendamento prévio aqui.