Mesmo escrita em 1917, por Luigi Pirandello, a peça Assim é (se lhe parece) é um bom argumento para entender o amor dedicado pelo ex-agente de seguros, atualmente aposentado, Luiz Carlos Caetano, 73 anos, que alimentou, durante muito tempo, o sonho de viver no litoral gaúcho.
Há mais de 10 anos, atingiu seu objetivo e mora, hoje, com a mulher, Gislaine, num condomínio em Capão da Canoa. Em um quarto da sua residência, montou um ateliê, afinal, segundo ele: “Pinto, mas não sou pintor. Escrevo, mas não sou escritor. Pratico as duas artes apenas para amenizar a minha frustração por não ser nem um, nem outro...”.
Dois anos atrás, Caê (como prefere ser chamado) ocupou as páginas de Zero Hora, quando abriu, na Casa de Cultura Erico Verissimo, naquela cidade-balneário do Litoral Norte, uma mostra de suas obras: quadros com motivos praianos e uma original exposição de réplicas em miniatura das guaritas de guarda-vidas.
Sempre pesquisando, em jornais, livros e revistas, sobre sua paixão maior, o litoral do nosso Estado, ele conseguiu, agora, colocar no papel a sua ode em defesa da tantas vezes destratada costa gaúcha. Com apoio da Gráfica Triângullo, do jornal A Folha do Litoral, da Rádio Horizonte e com recursos próprios, Caê acaba da fazer o pré- lançamento do livro Policromia dos Guarda-Sóis, “um livrinho” (200 páginas), como diz o autor, identificado como “uma prosa de exaltação ao nosso lindo e doce litoral gaúcho”.
Coisa de apaixonado, ele descobre beleza até nos mais evidentes “defeitos”, sempre apontados pelos detratores das nossas praias. Ele faz questão, aliás, de que não se limite a visão geográfica dessa área exclusivamente à orla, enfatizando o encanto das lagoas, dunas e outros atrativos, só visíveis àqueles sensíveis observadores, sem preconceitos, que estão preparados para desfrutar de qualquer ambiente que a natureza nos ofereça.
Certamente, ele tem razão. Sujeito que preza a integração, pretende repassar 20% do preço de capa (R$ 35) para o Ceacria, instituição que acolhe crianças carentes em Capão da Canoa. O lançamento definitivo deve ocorrer no final do mês de março ou nos primeiros dias de abril. Informações pelo e-mail caeta57@gmail.com