As universidades públicas e privadas seguem atuando para tentar frear o avanço do coronavírus e diminuir o impacto dos problemas causados pela pandemia. As iniciativas vão desde a fabricação de máscaras — um dos itens mais cobiçados e necessários no cenário atual — até ações voltadas para auxiliar as pessoas a enfrentar alguns dos desafios do distanciamento social necessário no combate à propagação do vírus.
Confira abaixo algumas das iniciativas mais recentes das instituições de ensino:
UFRGS
Máscaras de tecido reutilizáveis
Integrantes do Projeto Universidade Aberta para Pessoas Idosas (Unapi), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fabricaram cerca de 500 máscaras de tecido reutilizáveis, que serão distribuídas a servidores que trabalham em atividades que seguem em funcionamento na instituição e a projetos sociais de Porto Alegre.
No início de abril, o Ministério da Saúde recomendou que a população passe a utilizar o produto em atividades de rotina. Para garantir estoques de máscaras em hospitais, o órgão incentivou a confecção de máscaras de tecido, inclusive lançando uma cartilha com dicas.
A ação da Unapi também contou com a parceria do Departamento de Atenção à Saúde (DAS), que criou material informativo com instruções sobre o uso dos equipamentos de proteção.
Teleatendimento
Projeto do TelessaúdeRS, vinculado à Faculdade de Medicina da UFRGS, em parceria com o Hospital de Clínicas, a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e a Secretaria Municipal de Saúde da Capital, monitora pacientes com doenças respiratórias crônicas que estiveram internados nos hospitais públicos de Porto Alegre em 2019.
Na iniciativa, estudantes de medicina dos quinto e sexto períodos da UFRGS e da UFCSPA estão fazendo contato telefônico para avaliar como está o tratamento desses pacientes e prestar orientações sobre prevenção ao coronavírus.
Ventilador pulmonar
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Engenharia Criativa (Gepec) da universidade criou projeto de construção de um ventilador pulmonar hospitalar de baixo custo, com montagem facilitada e operação e manutenção simples. A UFRGS não tem estrutura para produzir o ventilador em escala, mas busca disponibilizar uma proposta viável do produto.
Auxílio na agropecuária
O Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da UFRGS (NESPro) criou um guia com estratégias para venda de terneiros em tempos de crise. A medida, segundo a universidade, foi adotada porque a comercialização de terneiros costuma apresentar volume elevado nos meses de abril e maio.
Um dos principais objetivos do projeto é fornecer orientações de como o produtor deve se adaptar à nova situação, usando outros canais de comercialização para evitar prejuízos.
“É preciso promover, para além das informações básicas de quantidade e preço, estratégias permanentes de divulgação do que está vendendo e utilização dos diversos canais, como redes sociais, internet, televisão e rádio”, explicou o coordenador do NESPro, Júlio Barcellos.
PUCRS
Parque tecnológico
O parque tecnológico da universidade, o Tecnopuc, abriu três laboratórios para ações de combate à pandemia: Fablab, Crialab e Usalab. Até o momento, mais de 70 demandas foram inscritas, cerca de 20 instituições atendidas e 13 estão em atendimento, somando solicitações de mais de 4 mil máscaras faciais, além de 14 solicitações de apoio ao desenvolvimento de produtos. Também estão em fase de prototipação e de teste redomas de proteção para intervenções nos pacientes e respiradores de baixo custo, usando impressão 3D, nos modelos MIT e Rice.
Testes para iniciativas contra a covid-19
Os Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica (Labelo) da PUCRS estão realizando testes em ventiladores pulmonares produzidos por um grupo de empresas, engenheiros e técnicos voluntários de Caxias do Sul e cidades vizinhas. Os equipamentos devem ser doados para hospitais de campanha instalados na região, que estão prestando atendimentos relacionados ao coronavírus.
Consequências do isolamento
Pesquisadores e estudantes de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS e da PUC-Campinas se uniram para ajudar as pessoas a lidarem com o desconforto emocional durante a pandemia, dando origem à força-tarefa "PsiCOVIDa". Os integrantes desenvolvem produtos de comunicação e orientação, como cartilhas, folhetos, minicursos e vídeos, baseados na ciência da psicologia e de áreas afins.
A Cartilha para enfrentamento do estresse em tempos de pandemia está sendo traduzida para o inglês e para o espanhol e, posteriormente, será distribuída gratuitamente por meio de universidades e entidades científicas.
Lives sobre carreira e futuro do trabalho
Carreira, gestão do tempo, futuro do trabalho e ciência de dados são alguns dos temas debatidos durante as aulas online gratuitas que a PUCRS está promovendo. Ministradas por professores do PUCRS Online e transmitidas pelo Instagram @pucrsonline, as lives podem ser assistidas por todos e permitem a interação do público.
UFSM
Reesterilização de máscaras N95
O Hospital Universitário (HUSM) desenvolveu projeto de reesterilização e reaproveitamento de equipamentos de proteção individual (EPIs) por meio de irradiação germicida ultravioleta. Integrantes do HUSM desenvolveram um procedimento de descontaminação das máscaras faciais N95, um dos produtos mais utilizados por profissionais de saúde no combate ao coronavírus e que estão em falta. As máscaras são presas em fios amarrados em um recipiente com exposição a oito lâmpadas que realizam o processo. O plano da instituição é descontaminar e reutilizar as máscaras N95 até três vezes, garantindo a integridade da peça.
UFPel
Licenciamento de patentes
A Coordenação de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) vai licenciar patentes e transferir tecnologias que possam ser úteis no tratamento, prevenção e diagnóstico da covid-19. O processo será feito de forma gratuita, ou seja, sem exclusividade e sem recebimento de royalties.
FURG
Portal informativo
A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) lançou um portal que organiza reúne dados sobre a covid-19 no Estado, principalmente no município de Rio Grande e na Região Sul. A ferramenta, que recebeu o nome de dashboard, mapeia zonas críticas de presença do coronavírus por meio da coleta de dados e fornece indicadores sobre a doença, como número de infectados e faixa etária dos pacientes. O dashboard pode ser acessado clicando aqui.
Coleta de Máscaras
O projeto, iniciado pela professora de Filosofia e Educação Popular do Instituto de Educação (IE) da FURG Graziela Rinaldi e pela designer de moda Lívia Accioly Menezes da Silva, professora na Faculdade Senac-RS, produz e distribui máscaras em troca de um quilo de alimento não perecível.
O projeto também busca ampliar o auxílio aos hospitais locais que necessitam de jalecos, uniformes e lençol. A iniciativa conta com cinco pessoas contratadas pela FURG, 20 voluntários da Escola Santo Molde e uma voluntária estudante do curso de Educação do Campo.
Para colaborar com o projeto e obter a máscara os interessados devem levar um quilo de alimento não perecível até a Escola de Costura e Modelagem Santo Molde, na Rua General Osório, número 1743, em São Lourenço do Sul. O local funciona de segunda a sexta, das 14h às 17h. Doações de alimentos e materiais, como elásticos, tecidos e linhas, para a produção das máscaras são aceitas. Doadores podem contatar o número de WhatsApp (53) 9 9165-0370.
Portal de serviços
A FURG e a Prefeitura de Rio Grande lançam nesta quinta-feira (15) portal com ações e serviços do município em parceria com a universidade durante a pandemia.
Ulbra
A Ulbra lançou nesta semana uma maratona online de ideias criativas. A ação busca alternativas para melhorar a qualidade de vida da população diante da pandemia. Os interessados podem se inscrever no projeto até 20 de abril nas categorias Gestão e Marketing, Arquitetura e Design, Saúde e Bem-estar e Educação. O evento começa em 27 de abril e contará com quatro semanas de atividades.
"Temos visto nas redes sociais muitas ideias interessantes e a intenção é gerar uma provocação para a criação de ações conjuntas que possam impactar positivamente a vida das pessoas", explicou o diretor de Inovação da Ulbratech, Márcio Machado, por meio de nota.
Para realizar a inscrição e obter mais informações sobre o projeto basta acessar este link.
Unipampa
Máscaras
O Campus de São Gabriel da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está produzindo máscaras faceshield (escudo facial) com impressora 3D. O material confeccionado é doado para unidades de saúde. Até esta quarta-feira (15), 95 máscaras haviam sido doadas. Metade desse montante foi destinada para a Santa Casa de Caridade de São Gabriel. O restante foi encaminhado para a Secretaria Municipal de Saúde do município, que deve distribuir para a rede de saúde. A impressora 3D utilizada no campus possui a capacidade de produção de cerca de 50 máscaras por semana. As primeiras unidades foram produzidas com materiais disponíveis nos laboratórios do campus. Em seguida, as demais máscaras foram confeccionadas graças a doações, principalmente dos professores da instituição de ensino.
Testes rápidos
Em Uruguaiana, a Unipampa aplicou 500 testes rápidos na população no último fim de semana. A pesquisa busca estimar o percentual da população gaúcha infectada pelo coronavírus. O estudo é coordenado pela UFPel e conta com a colaboração de pesquisadores da Unipampa, UFRGS, UFSM, UCS, UNISC e UFCSPA.
Auxílio à comunidade rural
Equipes do curso de Medicina Veterinária da Unipampa criaram material de orientação para prevenir a disseminação do coronavírus voltado para comunidades rurais . A ferramenta está sendo compartilhada pelas redes sociais, levando em conta a rede de contatos entre universidade e produtores.
Biblioteca Digital
Com o fechamento das bibliotecas da universidade como medida de prevenção à propagação do vírus, A Unipampa lançou uma biblioteca digital, que conta com 9.699 títulos. O acervo pode ser acessado por alunos de graduação e servidores da Unipampa.
Feevale
Jogo educativo
Acadêmica da Universidade Feevale criou um jogo de tabuleiro que busca entreter crianças e familiares durante o distanciamento social com informações sobre o coronavírus. As regras do jogo e as informações sobre como funciona a dinâmica podem ser acessadas no site da universidade.
Roupas para profissionais de saúde
A Diretoria de Inovação e do curso de Moda da Feevale estão produzindo roupas para profissionais da saúde que estão atuando no combate ao coronavírus. O projeto também segue confeccionando roupas de cama para hospitais da região do Vale do Sinos. Os kits contam com calça, jaleco cirúrgico, lençol e fronha. Os itens são confeccionados no laboratório de moda da universidade com tecidos que tem nanotecnologia, que ajuda a barrar o vírus, doados pela empresa Dublauto Gaúcha, instalada na unidade do Feevale Techpark, em Campo Bom.
Imed Monitoramento
Alunos do Curso de Medicina da IMED participam de programa que monitora remotamente pacientes com necessidade de isolamento domiciliar por causa de síndrome gripal. Os integrantes do projeto ligam para os pacientes em períodos de 24 horas a 48 horas. Os usuários também podem contatar os profissionais. Além de apoio clínico, o programa também fornece auxílio psicológico. Após 14 dias, as pessoas recebem alta médica do programa, permitindo novos atendimentos.
Unisinos
Empreendedorismo
Projeto desenvolvido pelo curso de Gestão Para Inovação e Liderança da Unisinos auxilia pequenos negócios por meio de consultorias gratuitas em ambientes virtuais. As pessoas que pretendem participar do projeto podem fazer a inscrição via formulário online, clicando aqui.
Cursos gratuitos
Plataforma da universidade oferece 12 cursos online gratuitos para toda a comunidade. Os cursos podem ser iniciados a qualquer momento até o dia 31 de julho. Os interessados devem entrar na plataforma e fazer um cadastro, com nome, CPF, e-mail, telefone, data de nascimento e endereço, e criar uma senha. Não é necessário ter vínculo com a universidade para participar. Ao final da formação, o aluno recebe certificado com nível de extensão, além de contabilizarem competências na LAB. Conheça os cursos online e gratuitos disponíveis na Unisinos.
Máscaras
O curso de Moda da Unisinos está realizando um workshop, onde alunos e professores estão produzindo máscaras de tecido em suas casas durante essa semana. A ação conta com a parceria da Eduarda Galvani Atelier, que doou tecido para os alunos que não tinham e também está fabricando máscaras. Na próxima segunda-feira (20), os alunos farão a entrega desses itens no campus da Unisinos em Alegre, das 13h às 21h. Depois, as máscaras serão doadas para comunidades carentes de São Leopoldo.
Estácio
Cursos online gratuitos
A instituição está disponibilizando 16 cursos gratuitamente durante o período de isolamento social. As disciplinas são das áreas de Gestão, Administração, Engenharia, Educação, Gastronomia e Programação.
A lista completa dos cursos pode ser conferida no site da instituição.