O projeto iTecCorona, equipe tecnológica formada pela Universidade Federal de Rio Grande, recebeu apoio do Tecon Rio Grande, do grupo Wilson Sons. A empresa doou tonéis para o projeto de disseminação de pias portáteis pela cidade portuária. O grupo de trabalho foi criado para desenvolver ações para ajudar na prevenção e no combate da pandemia da covid-19.
As pias concebidas pelo grupo têm um sistema híbrido, conectado às redes hidráulicas ou abastecidas manualmente. O equipamento tem capacidade de 60 litros, e traz dois canais para sabão líquido e água.
O sistema é acionado por proximidade. Primeiro, lança o sabão líquido, depois a torneira aciona o jato d'água também com a resposta de um sensor. Dessa forma, quem utiliza as pias não precisa abrir ou fechar a torneira, evitando o risco de contaminação por coronavírus.
Os equipamentos fabricados serão destinados para a higienização das mãos dos pacientes e visitantes do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG/Ebserh) e também nos postos de triagem do Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande.
O iTecCorona reúne integrantes do Centro de Ciências Computacionais (C3), Escola de Engenharia (EE), Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef), Parque Tecnológico – Oceantec, Incubadora de Empresas de Base Tecnológica - Inovattio da FURG, e os institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e Sul-rio-grandense (IFSul).