Em busca de respostas sobre a proporção do coronavírus, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está selecionando estudantes e profissionais da saúde para atuar como voluntários em uma pesquisa inédita sobre o tema. Os escolhidos irão realizar entrevistas domiciliares e aplicar testes rápidos para a covid-19 em 500 moradores da zona urbana do município.
Os voluntários também precisam ter menos de 60 anos, não estar em grupo de risco da doença, dispor de veículo automotivo e ter carteira de habilitação. Os selecionados irão receber treinamentos para o uso de equipamentos de proteção individual e para realização dos testes e questionários.
Serão fornecidas ajudas de custo de R$ 50 para cobrir gastos de combustível e R$ 10 por aplicação de questionário. Ao final, serão emitidos certificados de participação voluntária na pesquisa.
Os interessados devem enviar um e-mail para o endereço pesquisacovid19ufpel@gmail.com com os seguintes dados: nome completo, endereço, telefone, número do RG e CPF, área de formação ou semestre de graduação em andamento, e dados da conta bancária.
Encomendado pelo governo do Estado, o estudo conta com apoio de empresas privadas e busca levantar o número de casos da doença e auxiliar na elaboração de estratégias no combate à pandemia. A expectativa dos pesquisadores é que o trabalho seja iniciado nos próximos dias. Dois dias depois da primeira coleta de dados - que é a aplicação de testes - já será possível entregar o primeiro relatório da prevalência da covid-19 na população gaúcha.