A prefeitura de Pelotas lançou um decreto com medidas para serem adotadas em sepultamentos durante o período da pandemia do novo coronavírus. Já em vigor, a determinação tem prazo de duração de 60 dias, que poderá ser ampliado.
Em situação de morte não causada pelo novo coronavírus, o decreto estabelece que os velórios terão o tempo máximo de duas horas e não será permitido qualquer contato físico com o corpo a ser sepultado ou cremado. Se verificado o óbito relacionado à covid-19, não poderá ser realizado velório e os procedimentos funerários serão feitos com o caixão fechado. Nesses casos, o enterro ou a cremação só poderão ser acompanhados por familiares.
Em relação à limitação do número de pessoas presentes nos velórios, fica mantida a determinação de 30% da capacidade máxima prevista no alvará de funcionamento do local. O decreto ainda recomenda que idosos e doentes crônicos não participem de cerimônias fúnebres da cidade. As funerárias do município estão sendo comunicadas sobre as novas recomendações.