O Serviço TelessaúdeRS, vinculado à Faculdade de Medicina da UFRGS, está com duas novas iniciativas junto ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre no combate ao coronavírus. Uma das medidas ocorre em relação aos pacientes que testaram positivo para o vírus, apresentaram sintomas leves da doença e estão em quarentena domiciliar. Segundo o coordenador do Telessaúde-RS, Roberto Nunes Umpierre, a ação visa observar a evolução do quadro do paciente e esclarecer dúvidas dele durante o isolamento:
— A cada 48 horas, esse paciente recebe uma ligação para saber como ele está, como ele está evoluindo. Se ele está tomando os cuidados durante o isolamento social. Se existem outras pessoas que moram com ele e que devem respeitar as medidas de prevenção.
Paralela a essa iniciativa em relação aos pacientes acometidos pela covid-19, os integrantes do Telessaúde-RS também estão atuando em um projeto na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Cecília, gerida pelo Hospital de Clínicas na Capital. O serviço tenta diminuir o número de deslocamentos de pacientes até a UBS diante do elevado risco de transmissão do coronavírus.
— Os pacientes podem ligar e agendar uma teleconsulta no turno seguinte. Um médico liga para ele e discute o que ele está precisando. Por exemplo, tem muitos pacientes que ligam porque está na época de fazer exames de revisão. Nesse caso, a gente olha os últimos exames dele e se eles estiverem normais, a gente informa que esses exames podem aguardar até passar essa pandemia — explica.
Aumento da procura em meio à pandemia
Principal atuação do Telessaúde ocorre no auxílio a profissionais que atuam em diversas unidades de saúde no Estado e em todo o país. Qualquer integrante da classe médica pode ligar para o grupo, onde será atendido por um colega que esclarecerá dúvidas e indicará condutas em relação a cada caso.
Desde que a pandemia de coronavírus desembarcou no Brasil, o Telessaúde viu as ligações em busca do serviço quadruplicaram, segundo Umpierre. Os atendentes chegaram a atender 1,7 mil ligações específicas sobre coronavírus em apenas uma semana.
— A procura realmente aumentou muito. Inclusive, nós colocamos uma opção no nosso atendimento automático para centralizar e direcionar casos sobre o coronavírus — destacou o coordenador.
Como funciona o Telessaúde
No serviçoe, o profissional de saúde em busca de ajuda passa por um atendente que confere o registro dele junto ao respectivo Conselho Regional de Medicina e pergunta qual a área de saúde relativa à dúvida. Em seguida, ele é encaminhado a um médico que prestará a consultoria de acordo com a demanda.
— O médico do Telessaúde sempre vai indicar a melhor conduta baseado em ao menos duas bibliografias diferentes. Não é um atendimento baseado em opiniões, mas, sim, sempre nas melhores evidências científicas. Nossas ligações têm uma média de 15 minutos, nos quais os colegas conseguem esclarecer as dúvidas. Em raros os casos o tempo ultrapassa essa média — explica.
Nascido em 2007, com apenas quatro integrantes que atendiam via e-mail, o Telessaúde conta com cerca de 160 integrantes atualmente, entre médicos, médicos residentes voluntários, enfermeiros, dentistas, atendentes, e profissionais que cuidam da manutenção do site. Diante da pandemia de coronavírus, a equipe atualiza frequentemente as informações sobre o tema para preparar os profissionais, conforme os procedimentos e orientações mais recentes.
Contato para os profissionais de saúde
0800 644 6543
www.telessauders.ufrgs.br
Horário de atendimento:
Desde o dia 1° de abril, o horário do serviçlo está enstendido, das Das 8h às 20hs, de segunda a sexta-feira.