Oito perguntas sobre as máscaras caseiras
Quando a máscara caseira deve ser usada?
Use ela quando precisar sair de casa - mas lembre-se de que a recomendação segue sendo de distanciamento social. Pessoas com sintomas de coronavírus não devem sair de casa, nem com, nem sem a máscara. Se for inevitável, especialistas indicam para elas a máscara cirúrgica, descartável.
Por que pessoas assintomáticas não devem usar máscara cirúrgica?
O Ministério da Saúde recomenda as máscaras de pano para pessoas que não têm quadro de síndrome gripal porque há escassez de máscaras cirúrgicas no mundo inteiro. Essas últimas devem ser deixadas para os profissionais da saúde, que não podem trabalhar sem elas.
Para que serve a máscara caseira?
A máscara é considerada uma barreira mecânica contra gotículas de saliva, que disseminam o covid-19. Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia, a máscara de pano pode diminuir a disseminação do vírus por pessoas assintomáticas ou pré-sintomáticas que podem estar transmitindo o vírus sem saberem.
Mesmo com a máscara, é preciso ter outros cuidados?
A pessoa precisa continuar seguindo à risca as medidas preventivas já recomendadas, como distanciamento social, evitar tocar os olhos, nariz e boca, além de higienizar as mãos com água e sabonete ou álcool gel 70% com frequência. Lembre-se de não tocar a parte da frente da máscara para não contaminar sua mão com gotículas e espalhar o vírus. Coloque e tire ela pelas tiras. Cubra bem o nariz e a boca e não fique tirando a proteção para falar. Também não deixe a máscara pendurada na região do pescoço. Leia aqui sobre os erros mais recorrentes.
Quais tecidos podem ser usados na confecção da máscara?
O tecido 100% algodão é um dos mais recomendados. Vale desmanchar uma camisa velha ou fronha, por exemplo. O Ministério da Saúde também indica confeccionar a proteção com fronha antibacteriana. Outros materiais, como cotton e tricoline, também podem ser utilizados. É necessário que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano. Leia mais neste link.
Como higienizar a máscara?
A máscara pode ser lavada com sabão ou água sanitária, deixando-a de molho por cerca de 30 minutos. Deixe secar ao sol, de preferência. Veja aqui mais dicas de como higienizá-las.
Durante quanto tempo posso usá-la?
Ela pode ser usada por cerca de duas horas. Depois disso, é preciso trocar. Se ficar úmida, também é necessário trocá-la. Saia de casa com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar substituir.
Posso emprestar minha máscara a alguém?
Não. A máscara precisa ser individual. Não pode ser dividida com ninguém, nem mesmo com pessoas que moram com você. Cada um em casa precisa ter suas próprias máscaras.
*Informações: Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Infectologia e cirurgiã-geral Maria Fernanda Detanico, conselheira do Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremers)