Um local para se emocionar com paradas de personagens como Mickey e Minnie, acelerar os que buscam aventura na maior montanha-russa indoor do mundo ou fazer um passeio pela transformação tecnológica na história.
Embora Orlando ofereça dezenas de atrativos além dos tradicionais parques, é atrás dos personagens da Disney e do Universal Studios que grande parte dos turistas brasileiros se desloca em verdadeiras multidões em todos os meses do ano. Em alguns pontos da Flórida Central, é mais comum, inclusive, ouvir o idioma dos brasileiros do que o espanhol, já que o Brasil é um dos maiores mercados de turistas da cidade, com 696 mil viajantes apenas no ano passado, 21% a mais do que em 2022.
Se para quem vê as atrações pela primeira vez, como este repórter que viajou à convite da Visit Orlando, os locais são mágicos, para quem volta aos pontos turísticos as novidades, seja em atrações e até em estruturas inéditas são redescobertas e possibilidades. Não é incomum encontrar turistas visitando os parques pela segunda, terceira ou quarta vez e descobrindo novos brinquedos, personagens e apresentações.
É importante lembrar que atrações como a montanha-russa Guardiões da Galáxia, que tem 18 mil metros quadrados, podem tomar, sozinhas, mais de duas horas de fila - embora a experiência no Epcot valha cada minuto. No Magic Kingdom, não dá pra deixar de acompanhar a apresentação dos personagens que ocorre às tardes. No ano que vem, haverá também uma noturna.
A reabertura do aeroporto Salgado Filho facilitou conexões para voos diretos à Orlando. Há saídas de São Paulo, Brasília e Fortaleza.
Para tirar foto e curtir
Orlando é uma cidade em transformação, como sinalizam novos prédios, construções, modernos restaurantes e hotéis multifuncionais, mas também algumas ruas e calçadas vazias. Acompanhando essa tendência, novidades e atualizações também são vendidas pelos parques.
Inaugurada em junho de 2024, a nova e molhada atração do Magic Kingdom é a Tiana’s Bayou. O brinquedo que ocupa o lugar da Splash Mountain diverte adultos e crianças em um espaço cuidadosamente sonorizado e ambientado como no filme A Princesa e o Sapo. Embora não seja exatamente um brinquedo radical, pode ser aquela emoção para os avessos à montanha-russa, mas é necessário estar disposto a se molhar, ao menos um pouquinho. Na mesma região do parque, está sendo preparado um novo brinquedo inspirado no filme Carros, e embora a obra se inicie em 2025, ainda não há previsão para inaugurá-lo.
Visitar o Magic Kingdom em outubro também pode render a inusitada e divertida experiência de ver centenas de crianças fantasiadas - de personagens de Star Wars a cachorro-quente - entrando em bando para apreciar o Mickey’s Not-So-Scary Halloween.
No Epcot, o diferente neste ano é o CommuniCore Plaza e Hall, espaço para eventos e até festivais. Não é novidade, mas vale a muito a pena circular até meados de novembro pelo Epcot International Food and Wine Festival, e apreciar vinho francês, comida grega e sanduíche de sorvete enquanto acompanha o show de fogos cheio de cores e energia que encerra o dia. Para se emocionar, além dos tradicionais e da montanha russa em ambiente fechado, uma agradável surpresa é a Remy's Ratatouille Adventure, área inspirada no filme do ratinho cozinheiro que ambienta as cenas com um mergulho sensorial.
No SeaWorld, a atração a ser descoberta por visitantes recorrentes é a Penguin Trek, uma montanha-russa veloz de mais de 900 metros. Trata-se de uma réplica de expedição à Antártida, com estruturas se assemelhando a motos para neve. Dos atrativos do parque, é um dos mais disputados, portanto, é necessário ter um pouco de paciência e esperar na fila ao som dos gritos dos turistas nos carrinhos.
No Universal Studios Florida, a DreamWorks Land é o local para explorar os espaços de personagens como Shrek e Kung-Fu Panda. Para quem registra os momentos de maneira clássica, com a tradicional foto junto aos personagens, é uma chance de engordar a galeria do celular.
Para os inúmeros turistas neófitos, é importante lembrar que os parques têm grande extensão e, dependendo do momento, estão apinhados de turistas, que se distribuem em filas para fotos com personagens, comprar comida e, claro, para acessar os brinquedos, sobretudo os novos. Não é exagero reservar um dia inteiro para cada parque que se intenciona conhecer.
Novidades para 2025
Para quem já está organizando o bolso, o visto e o passaporte para fazer o roteiro em 2025, há mais novidades anunciadas. Enquanto coleciona atrativos para adultos em construção fora das áreas da Disney e Universal, Orlando redobra a aposta no título Capital dos Parques Temáticos para os próximos anos, também.
Alvo de grande expectativa entre diferentes agentes do setor de turismo local - de recepcionistas a motoristas, de agentes imobiliários a confeiteiros - o dia 22 de maio de 2025 marcará uma nova fase para visitar Orlando. A inauguração do Epic Universe, projeto do Universal Orlando, que promete oferecer tecnologias para levar os visitantes a vários universos, entre eles o aguardado espaço de Harry Potter, e o Mundo SuperNintendo, nostálgicos a nascidos nos anos 80 e 90.
Serão 50 atrações e experiências, fora as opções de restaurantes, loja e espaços de entretenimento. O complexo contará ainda com três hotéis novos. O Helios Grand Hotel terá enfeites com a temática constelações e inspiração mediterrânea. Há ainda dois resorts, o Stella Nova e o Terra Luna. As inaugurações começam em janeiro de 2025.
No Epcot, a novidade em construção agora, mas que será visualizada em 2025 é o novo Test Track, uma parceria com a Chevrolet, que permitirá ao usuário passear por diferentes exposições sobre veículos, inovação, futuro e mobilidade. A licença de construção vai até 28 de fevereiro, o que sinaliza a estreia depois disso, embora sem precisão sobre o mês ou dia.
Serviço
Embora outubro não seja o mês mais disputado pelos turistas, os dias em que Zero Hora esteve em Orlando apresentaram um fluxo de visitantes bastante grande. As atividades de Halloween contribuem um pouco neste momento. Maio e setembro também são boas pedidas.
Para quem visita o parque pela primeira vez algumas observações básicas podem ajudar a organizar a agenda para aproveitar cada minuto:
- Ao fazer o cronograma do seu dia, é necessário contabilizar o tempo de filas, sobretudo nos brinquedos mais disputados
- Chegar cedo é sempre uma boa dica. Ao longo do dia, há diferentes momentos de menor lotação, mas é difícil prever
- Listar os brinquedos e atrações que são imperdíveis, principalmente se você chegou em um dia de ocupação muito expressiva, é necessário
- Parques cheios podem sinalizar, também, restaurantes e lanchonetes lotados. Além disso, os preços não são convidativos, então vale considerar levar lanches ou comer em horários diferentes
Se a opção é, como foi a nossa, também, fazer mais de um parque no dia, fazer uma lista do que se deseja e com qual prioridade é ainda mais determinante (inclusive de roupa e tênis). Embora haja um transporte entre parques, o deslocamento pode tomar uma grande fatia de tempo - que, lembrando, é contado em dólar.
Ingressos
- Ingresso 4 parques em 4 dias (válido de 5 de janeiro a 29 de março), que inclui uma entrada em cada um dos quatro parques temáticos do Walt Disney World (Magic Kingdom Park, Epcot, Disney’s Hollywood Studios e Disney’s Animal Kingdom Theme Park) (10 anos ou mais): US$ 475 ou cerca de R$ 2.691
- Ingresso para parques temáticos para um dia: US$ 119 ou cerca de R$ 674
- Ingresso Universal Orlando 3-Park Explorer Ticket 2024 dá direito a visitas ilimitadas aos parques Universal Studios Florida, Universal’s Islands of Adventure, ao parque aquático temático Universal’s Volcano Bay por 14 dias: US$ 399 ou cerca de R$ 2.261
- Ingresso Universal Orlando 3-Park Explorer mais 1 dia para o Universal Epic Universe. Dá direito à entrada de um convidado no Universal Studios Florida, no Universal Islands of Adventure e no Universal Volcano Bay por 14 dias. O ingresso também permite acessar o Universal Epic Universe em um dia: US$ 548 ou cerca de R$ 3.101
- Ingresso para uma visita SeaWorld Orlando em data a ser selecionada: US$ 79,99 ou cerca de R$ 453
* O repórter viajou à convite da Visit Orlando.