Moradores da Flórida Central, nos Estados Unidos, receberam na tarde desta segunda-feira (7), em seus celulares, alerta para vento forte e riscos nas próximas horas, com o avanço do furacão Milton, que atingiu categoria 5 ao longo do dia.
Desde domingo (6), a chuva é intermitente, afastando turistas das atrações tradicionais, como parques e eventos culturais. A velocidade da tempestade atingiu mais de 280 km/h. Emissoras de rádio e TV locais alertam para chance de alagamento e orientam moradores a reservarem combustíveis, água e alimentos para ao menos três dias. Nos hotéis, há aumento da movimentação de turistas para a saída.
Ao longo desta segunda-feira, Orlando teve tempo nublado e chuvoso, mas o vento ainda permanece em cerca de 20 km/h. A chuva forte deve atingir a Baía de Tampa, e posteriormente, avançar para o continente, já com menor intensidade, mas com rajadas superiores a 160km/h.
Segundo o governo local, há 11 milhões de pessoas na área de risco. Escolas e universidades locais anunciaram interrupção das atividades, pelo menos até sexta-feira. Áreas da Costa Oeste estão sendo evacuadas. No aeroporto de Orlando, os voos programados para esta segunda estavam confirmados, mas há aumento de busca por antecipação de passagens, especialmente por turistas, entre eles muitos brasileiros.