Com propriedades diferenciadas, as águas termais chamam a atenção com grandes complexos de piscinas, banheiras de hidromassagem, toboáguas e outras atividades aquáticas. O RS reúne algumas opções neste segmento, que merece um olhar atento do turista.
— O termalismo atrai os turistas regionais e, depois, os estaduais. É um público muito específico e fiel, que retorna mais de cinco vezes ao mesmo atrativo — diz a diretora executiva da Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra), Beatriz Paulus, que destaca a região Uva e Vinho, onde está o complexo Vila Capuchinhos, em Vila Flores.
A dica, segundo a especialista, é experimentar as águas termais do Aquífero Guarani – reservatório natural sob partes da Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil. No caso da Vila Capuchinhos, a experiência é completada pelas atrações naturais da região, com morros, cascatas e estradas que encantam os visitantes, e pela espiritualidade do local, que no passado abrigou um seminário franciscano. O lugar por onde circulavam frades e alunos do internato hoje serve como hospedagem.
— Muitos hóspedes vêm em busca das águas termais, de tranquilidade e espiritualidade. Outros buscam a cultura diversificada dos vinhos que oferecemos na Cave dos Frades. E alguns, ainda, unem a hospitalidade com a culinária típica italiana. Mas podemos destacar que nosso principal público são casais e famílias com crianças — diz a coordenadora de Marketing, Vendas e Eventos do Vila Capuchinhos, Leticia Jasper.
Temperatura da água
Conhecidas pela temperatura naturalmente quente, as águas termais chegam à superfície ainda sob ação do processo de geotermia (o calor da própria terra) ou da influência de vulcões. Costumam estar mais quentes do que o corpo humano, batendo na marca de 37ºC e podendo chegar a bem mais. Na Vila Capuchinhos, por exemplo, a Fonte Franciscana recebe água a 44ºC.
Mas não é só uma questão de temperatura. As águas termais possuem muito mais minerais do que a água “normal”, o que ajuda na reposição de sais minerais na pele. Já o pH, que define o grau de acidez de uma substância, é mais compatível com o pH de todos os tipos de pele. Assim, mesmo sendo boa e indicada para qualquer pessoa, é ainda mais utilizada por quem tem algum tipo de irritação ou inflamação. Em geral, acalma e diminui a irritação da pele, tem ação antioxidante e hidratante.
Os complexos de águas termais sabem disso, mas vão além de um spa. As atrações incluem piscinas de águas mornas e relaxantes, atrações para crianças, experiências culturais e gastronômicas.
Benefícios
Brotando no solo em temperatura que podem passar dos 45ºC, as águas termais têm propriedades medicinais e relaxantes, mas não poder de cura, segundo o médico farmacologista e professor universitário Miguel Lemos explicou ao site Olhar Vital, da UFRJ.
- Pressão hidrostática: massageia o corpo, como um todo. Já a flutuação na água descomprime vértebras e articulações
- Anti-inflamatório: a temperatura natural da água tem este efeito, dando sensação imediata de bem-estar logo após a imersão. Isso aumenta a sensação de relaxamento
- Presença de vanádio: metal capaz de causar mudanças genéticas em plantas, animais e seres humanos. Seu uso indiscriminado deve ser evitado, mas há estudos que mostram efeitos benéficos em pacientes com diabetes tipo 2, possivelmente aumentando a sensibilidade à insulina
Confira mais opções para curtir férias ou feriados prolongados no RS
Termas Romanas (Restinga Sêca)
O Resort Termas Romanas é o único parque de águas termais salgadas com propriedades medicinais do Brasil. Fica no distrito Recanto Maestro, em Restinga Sêca, município próximo de Santa Maria, na região central do Estado. Entre os atrativos, estão coffee bar, academia, salas de cinema, espaços kids e teen, playroom, sala de jogos de mesa e outra de cartas.
Os quartos, em estilo flat, são bem-equipados — mas quem optar por passar o dia também pode comprar um passaporte para desfrutar das piscinas e toda a estrutura. Inaugurado em 2020, após quatro anos de construção, recebe um público bastante diverso e de todas as partes do RS — mas se destaca como opção para casais e famílias. Em razão da localização, recebe hóspedes principalmente de Santa Maria, da região metropolitana de Porto Alegre e também do Uruguai.
— As águas têm propriedades medicinais comprovadas, sendo extraídas a 1.124 metros de profundidade, chegando à superfície a 42ºC. É benéfica para os sistemas locomotor, cardiovascular, muscular, respiratório e para a pele — detalha a líder de Marketing do resort, Julie Arrussul.
Segundo ela, além de retomar uma cultura clássica milenar, o resort movimenta a economia da região e agrega mais um atrativo à Quarta Colônia, região que se destaca pelo turismo rural e gastronômico. A experiência dos visitantes vai além das águas termais e conta com a Fazendinha do Bosque, que tem minianimais, e ainda restaurantes, fogueira com marshmallow, música ao vivo, visita à fábrica e à loja do azeite de oliva produzido no local, shows musicais, hidroginástica, brinquedos infláveis, bingos e shows de mágica.
O contato com a natureza, outro destaque da maioria dos complexos, está presente. Cercado por belas paisagens, típicas da Quarta Colônia, o Termas Romanas oferece trilhas e piquenique ao ar livre, além de produzir alimentos sem adição de produtos químicos, economizar recursos naturais, reutilizar a água, cultivar oliveiras e fazer reflorestamento.
Machadinho Thermas
Tem água quente e erva-mate, mas não é chimarrão. O grande diferencial do Machadinho Thermas Resort Spa, na cidade de Machadinho, no nordeste gaúcho, são três piscinas de águas termais, sendo uma interna. A grande sacada está na hidroterapia mate-termal, disponível em uma delas, que consiste em um banho à base de extrato de erva-mate, somando as propriedades dos dois ingredientes.
A recreação infantil é dividida em duas turmas: a primeira é das crianças entre três e seis anos, chamada Star Kids. A segunda, destinada à faixa entre sete e 12 anos, é a Power Kids. E os adolescentes de 13 a 17 anos também contam com uma programação especial.
Os adultos dispõem de atividades recreativas como hidroginástica, caminhadas, torneios esportivos, desafios e bailes com música ao vivo. Além disso, há shows, boliche, gastronomia e o Spa Ilex, assim denominado em homenagem à erva-mate, cujo nome científico é Ilex paraguariensis. Dentro do complexo, ainda estão o Curicaca's Pub e Bistrô, os restaurantes Andarengos, Casa das Pedras, Casa da Nona e outros bares e lojas.
Os hóspedes podem, ainda, tomar banho em lama negra – extraída do solo local, que também é natural e, segundo o resort, tem benefícios comprovados para a pele. Um lago recém-inaugurado, quadras de esporte, bosques com passeios junto da equipe de recreação e o spa temático de erva-mate, com cosméticos e tratamentos elaborados a partir da planta, completam o contato com a natureza.
Além do resort, o complexo conta com um parque aquático, contendo outras sete piscinas de água termal. Ela chega à superfície a uma temperatura de 45,5ºC. São duas piscinas na área coberta, uma delas com ofurô, e outras cinco externas, com tobogã, escorregador, bar molhado e chuveirinhos. Os hóspedes do resort têm acesso automático ao parque, mas quem opta por ir só ao parque precisa adquirir um passaporte para ter acesso a serviços do resort.
Gramado Termas Resort
O Gramado Termas Resort tem 464 apartamentos, em duas categorias: os superiores, com dois ambientes, comportam quatro pessoas. Já o family room recebe cinco adultos e uma criança.
Como o hotel é de bandeira internacional, o Wyndham, e Gramado atrai turistas estrangeiros, o público de fora do país não pode ser desconsiderado.
— E atualmente vemos começar um movimento do público de terceira idade, justamente pelos benefícios da água termal — afirma a gerente de operações, Michele Schneider.
A estrutura de lazer é ampla, com sala de jogos, saunas seca e úmida, academia, cinema, brinquedoteca, espaço família e, logicamente, as piscinas. Há uma infantil, uma interna, uma meia-lua que começa dentro do ambiente fechado e invade a área externa, chegando a uma borda infinita, além de um espaço com cinco hidromassagens, com vista para a mata nativa. O spa fica logo em frente, com tratamentos de relaxamento e terapias.
A água, retirada a 890 metros de profundidade, chega a uma temperatura de 36ºC. A condução pelo parque aquático e a circulação entre os espaços reduzem um pouco desse calor, o que é compensado por um sistema de aquecimento.