Com o desafio de fomentar o turismo gastronômico e cultural e reforçar a presença nas redes sociais, Porto Alegre lançou nesta quinta-feira (26), no Pontal Shopping, na Orla do Guaíba, a plataforma destinopoa.com.br e a marca “Porto Alegre toda tua". A iniciativa faz parte da Aliança pelo Turismo e conta com a participação da prefeitura de Porto Alegre, Pacto Alegre e Sebrae-RS. O objetivo é aumentar o número de visitantes em 15% em 2024 em relação a 2022.
O portal, que já está no ar, quer vender a cidade primeiro para os porto-alegrenses e, depois, para os visitantes. Ele reúne conteúdo que será atualizado todos os dias por uma equipe, mas é também colaborativo e com seções como “Roteiro dos anfitriões”, em que personalidades e pessoas da comunidade, em geral, apresentam seus lugares favoritos na capital gaúcha. Conforme a colunista Rosane Tremea, de GZH, por enquanto, cinco pessoas produzem a plataforma, que foi viabilizada a partir de parceira com a iniciativa privada.
A empresa responsável pelo portal, a Somos RS, promete incluir, até o final do ano, um sistema para vender ingressos para as atrações da cidade. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júlia Evangelista Tavares, afirmou que entre as prioridades estão captar eventos para Porto Alegre, promover a cidade nacionalmente e no Exterior e vender melhor o potencial do turismo gastronômico.
— Porto Alegre tem pouca menção de turistas nas redes sociais e precisa melhorar a sua divulgação e promoção digitalmente — avaliou.
Júlia explicou que uma parte dos recursos arrecadados com a venda de ingressos a partir do portal turístico será revertida em ações de marketing. Ela lembrou também que um em cada oito novos empregos gerados na cidade vem da área do turismo.
— Estamos vivendo um momento importante, com as taxas de ocupação da rede hoteleira aumentando — afirmou.
Marca
O reforço da marca da cidade, votada pela população e aprovada pela Câmara, também é outra iniciativa palpável: totens transparentes (selfie points) estarão espalhados em diferentes pontos para divulgar e para que as pessoas fotografem e divulguem os locais, assim como material impresso, vídeos e mídia espalhada em pontos da prefeitura. Júlia explicou que um dos totens já foi instalado no Pontal Shopping. Um segundo totem deve ser colocado no Morro da Cruz, na zona leste de Porto Alegre.
— Avaliamos outros locais para a instalação de totens na cidade — completou.
O diretor técnico do Sebrae-RS, Ayrton Ramos, observou que a ideia é conectar iniciativas e focar no turismo de negócios. Entre os desafios apresentados, estão profissionalizar a gestão de dados, melhorar acolhimento e hospitalidade, incrementar a presença digital, fazer o segmento crescer em Porto Alegre, integrar o turismo da Capital com a Serra e aproveitar o fluxo turístico do Mercosul e buscar outros mercados — Porto Alegre tem menos de 10 voos internacionais — e participar de feiras e eventos.
Alguns números do turismo em Porto Alegre
- 82.965 passageiros internacionais desembarcados desde o início de 2023 (aumento de 66% em relação ao mesmo período de 2022)
- 306 hotéis, com taxa de ocupação média de 55% em 2023 (acima da média histórica, que é de 52%)
- abertura de 3.019 empresas do setor em 2022 , acréscimo de 14.4% em relação a 2020 (entre eles, 535 restaurantes e similares e 128 agências de viagem)
- Rota cervejeira de Porto Alegre tem 55 cervejarias, o maior número de cervejarias per capita do país