A consultoria canadense de serviços financeiros Arton Capital divulgou o ranking global dos passaportes "mais poderosos do mundo" - ou seja, os que dão acesso a mais nações sem a necessidade de vistos. A análise considerou que o passaporte com a bandeira dos Emirados Árabes Unidos, conjunto de sete nações do Oriente Médio, é o que abre mais portas alfandegârias: são 180 nações que permitem a entrada de pessoas que detém esse documento.
O Brasil ficou em 43º na lista dos países com maior abertura para outras nações, segundo a Arton. No entanto, o país fica na 11ª em influência, com a possibilidade de entrada em 109 países sem necessidade de visto. Em outros 51 é necessário visto de chegada e, em seis, autorização eletrônica de viagem. O passaporte brasileiro é o mais forte entre as nações da América Latina.
A somatória de países nos quais o documento é aceito sem precisar do visto, mais o número dos que exigem visto rápido ou autorização emitida na entrada compõem a pontuação de mobilidade, a qual o país é avaliado. O visto tradicional expedido com antecedência para entrar em outro país não entra na contagem.
Veja a lista dos passaportes mais poderosos do mundo e a quantidade de países em que se pode entrar sem visto antecipado:
- Emirados Árabes Unidos: 180 países
- Espanha: 179 países
- Finlândia, França, Alemanha, Bélgica, Itália, Dinamarca, Países Baixos, Luxemburgo, Áustria, Portugal, Noruega, Suíça, Grécia e Irlanda: 178 países
- Suécia, Polônia e Hungria: 177 países
- República Tcheca, Coreia do Sul, Estônia, Croácia e Eslováquia: 176 países
- Japão, Eslovênia, Letônia, Nova Zelândia e Liechtenstein: 175 países
- Singapura, Malta, Reino Unido, Canadá, Lituânia, Romênia, Bulgária e Austrália: 174 países
- EUA e Islândia: 173 países
- Chipre: 172 países
- Malásia e Mônaco: 171 países
A consultoria também ranqueou os passaportes com menor influência:
85º - Congo e Etiópia: 57 países
86º - Nigéria, República Democrática do Congo e Nepal: 55 países
87ª - Sudão do Sul: 54 países
88º - Líbia, Sudão, Eritreia e Coreia do Norte: 53 países
89º - Bangladesh e Territórios Palestinos: 51 países
90º - Iêmen: 48 países
91º - Paquistão: 47 países
92º - Somália e Iraque 46 países
93º - Afeganistão: 41 países
94º - Síria: 40 países