A Montana RS combina o visual esportivo e detalhes exclusivos com o conforto, desempenho e versatilidade. O comportamento da picape intermediária Chevrolet remete ao irmão utilitário esportivo Tracker. Rodamos 600 quilômetros com a versão topo de linha Chevrolet Montana RS1.2 Turbo AT6 que tem preço sugerido a partir de R$ 156.210.
A picape Chevrolet segue o conceito que combina o conforto e a dirigibilidade de um utilitário esportivo com a robustez e a versatilidade de uma picape. Como diferencial, conta com caçamba multiflex que funciona como uma espécie de generoso porta-malas.
A RS repete o conforto, a tecnologia e a versatilidade da Premier, da qual deriva, com design esportivo e personalidade. São detalhes visuais externos e internos que valorizam o preto e o vermelho.
A grade frontal tipo colmeia com detalhes em preto brilhante, a gravatinha Chevrolet escurecida e o logotipo RS destacam a frente. As rodas de aro 17 tem acabamento diamantado, o santantônio e o rack do teto integrados, a capa dos retrovisores, a barra que liga as lanternas traseiras e o emblema RS na tampa da caçamba completam o visual.
O volante, o painel, os bancos e as laterais das portas com revestimento preto e costura vermelha valorizam o interior. As molduras dos raios do volante, os dutos de ventilação e do console central são em preto brilhante.
O multimídia MyLink com tela de oito polegadas sensível ao toque e comando por voz é interativo com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio. As portas USB tipo A e C são para os bancos da frente e traseiro. .O Bluetooth é para dois smartphones e a recarga do celular por indução. O sistema de som é JBL.
O conjunto óptico bipartido com faróis e auxiliares em LED, o sistema OnStar, o Wi-Fi nativo, a atualização remota de sistemas eletrônicos, o aplicativo myChevrolet, o ar-condicionado digital automático e o sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré são de série.
Seis airbags - frontais, laterais e de cortina -, controles eletrônicos de velocidade, estabilidade e tração, alertas de frenagem de emergência e de ponto-cego, assistente de partida em aclive, monitoramento da pressão dos pneus, entre outros, estão entre os recursos de apoio à condução.
Versátil nas ruas e estradas
Com 4,717 metros de comprimento, 1,798 m de largura, 1,659 m de altura e distância entre eixos de 2,800 m, a Montana acomoda bem o condutor e acompanhante. No banco traseiro o espaço é bom para dois adultos e uma criança. A picape pesa 1,310 kg e a caçamba leva 874 litros ou 600 quilos.
O conforto, a dirigibilidade e a segurança da Montana RS remetem à irmã Premier e ao Tracker. O comportamento nas ruas lembrou mais o de um carro de passeio do que para uma picape. Até pelo tamanho e peso menor, a RS acompanhou o trânsito pesado.
A direção elétrica leve, o conjunto propulsor eficientes e a suspensão macia sem comprometer a estabilidade garantiram o bom comportamento sempre com o perfeito domínio do carro na estrada.
Os 132 cv e força (torque) de 19,4 kgfm com gasolina (133 cv e 21,4 kgfm com etanol) do motor 1.2 turbo foram bem distribuídos pela transmissão automática de seis velocidades na tração dianteira. Sobrou potência e força nas ruas e nas estradas.
As respostas ao acelerador foram adequadas e as quase imperceptíveis. Nas rotações mais altas, as respostas foram mais lentas, mas sem comprometer o comportamento e a segurança da picape. Em situações mais severas, o nível de ruído interno e a vibração do motor de três cilindros turbo foram mínimas.
A suspensão ignorou o pavimento irregular, lombadas e quebra-molas comuns nas nossas ruas e estradas. Mesmo com a caçamba vazia, o balanço da traseira foi mínima. A Montana manteve a estabilidade necessária nas curvas mais acentuadas e velocidades elevadas.
A nova Montana RS acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e a velocidade máxima de 180 km/h limitado eletronicamente pelos dados da General Motors.
O consumo da Picape Chevrolet pelos dados do Inmetro é de 11,1 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada com gasolina. Com etanol, são 7,7 km/l no trânsito urbano e 9,3 km/l no fluxo rodoviário.
Durante nossa avaliação, as médias foram de 10,7 km/l a 15,2 km/l no trânsito urbano. Nas rodovias, em velocidade constante, ficaram de 14,6 km/l a 20,1 km/l a 80 km/h, e de 13,2 km/l a 16,5 km/l, a 110 km/h.
Conclusão
O visual externo e o interior com detalhes esportivos, a Montana RS repete o bom comportamento dos irmãos Montana Premier e Tracker com os quais compartilha a plataforma, o conjunto propulsor e componentes de design.
Bem equipada, a RS combina o conforto e a dirigibilidade do utilitário esportivo com a robustez e a versatilidade de uma picape. Como as demais versões, a SR é uma picape urbana própria para o uso diário. Com caçamba flexível encara tranquila a estrada com quatro adultos e uma criança.
Como sempre, na decisão de compra deve ser avaliada a relação custo/benefício na comparação com as demais versões da Montana, em especial a Premier. Também a competitividade e o uso com suas concorrentes, a Renault Oroch e a Fiat Toro.