O visual forte, o conforto e luxo interno combinados com o comportamento e a força do motor turbo diesel diferenciam a Rampage. A picape intermediária reforça as qualidades Ram tanto para o uso diário na cidade quanto na estrada. Rodamos 600 quilômetros com uma Ram Rampage Laramie Turbo Diesel que tem preço a partir de R$ 260.990.
A Rampage puxou as vendas da Ram. Lançada no começo do segundo semestre, das 17 mil unidades vendidas no Brasil em 2023, 3.107 foram da picape intermediaria. A marca norte-americana fechou fevereiro passado em 13º com 2.577 registros, dos quais 2.101 foram da Rampage. Vigésima sexta entre os carros mais vendido, foi quarta das picapes e a segunda do seu segmento, atrás da Fiat Toro.
Montada sobre a plataforma Small Wide, a mesma dos Jeep Renegade, Compass e Commander e da Fiat Toro, a Rampage preserva as principais características das picapes Ram maiores, as 1500, 2500 e 3500.
O visual robusto chamou a atenção em todos os lugares. Nos estacionamentos, muitos pediram para ver, principalmente as crianças que queriam fazer selfs. Nas ruas e estradas, muitos motoristas abriram passagem para ver melhor a picape ou para facilitar a ultrapassagem pelo seu porte robusto.
A frente mais alta ressalta a grade dianteira, o grupo óptico em LED com os faróis de projetor duplo e as luzes diurnas (assinatura). Os sinalizadores são dinâmicos e os faróis de neblina acompanham as curvas.
As molduras da grade, vidros, capas dos retrovisores, maçanetas, logotipos, rodas e para-choque traseiro têm acabamentos cromados e prateados. As rodas diamantadas e em preto brilhante são de 18 polegadas com pneus 235/60 R18.
As lanternas traseiras verticais em LED com grafismos que remetem à bandeira dos Estados Unidos destacam a traseira. Com listras vermelhas e a luz de ré formam o retângulo das estrelas. A generosa assinatura Ram na tampa completa o conjunto.
Espaço, luxo e conectividade
Com 5,028 metros de comprimento, 1,886 m de largura e 1,780 m de altura, a distância entre eixos é de 2,994 m. A caçamba com revestimento plástico, abertura elétrica e iluminação em LED, leva 980 litros ou 1.015 quilos. O amplo espaço interno acomoda bem o condutor e acompanhante da frente e dois adultos e uma criança atrás.
Acesso por aproximação e partida por botão, o sofisticado interior da Rampage chama a atenção pelo espaço, luxo e sofisticação. O revestimento combina materiais macios ao toque como couro, além de aço e plástico no painel, quadro de instrumentos, bancos e laterais das portas. O volante é multifuncional e os bancos remetem a poltronas, o do condutor e do acompanhante com ajuste elétrico.
O quadro digital de instrumentos de 10,3 polegadas é personalizável. A multimídia com tela de 12,3 polegadas sensível ao toque e comando por voz é interativa com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio. Com navegação integrada, intuitiva e de fácil acesso, mostra a imagem da câmera de ré. Traz também os comandos para configuração do ar-condicionado, funções e assistentes de condução. A recarga do celular é por indução. Das seis portas USB, três são do tipo C.
O ar-condicionado automático digital de duas zonas inclui saídas para os passageiros do banco traseiro. A luz ambiente é em LED e o sistema de som premium Harman Kardon. O Ram Connect permite acompanhar e comandar diversas funções da picape pelo celular, inclusive o rastreamento. Também conta com wi-fi nativo gratuito no primeiro ano de uso da picape.
Sete airbags - frontal, lateral dianteiro, de cortina e de joelhos para motorista - freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, controles eletrônicos de velocidade adaptativo com Dtop&Go e de estabilidade, monitoramento de pontos cegos, sistema de permanência na faixa, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e detecção de pedestres e ciclistas estão entre os recursos de apoio à condução e à segurança. Também mitigação de rolagem da carroceria, comutação automática do farol alto, pressão dos pneus, sensores crepuscular e de chuva.
O conjunto propulsor da Rampage Laramie combina o motor Multijet Turbo Diesel 2.0 de 170 cv de potência e força (torque) de 38,8 kgfm com o câmbio automático de nove velocidades e tração integral 4×4. A troca sequencial de marchas é feita por aletas atrás do volante.
A picape Ram acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e a velocidade máxima de 186 km/h.
Presença de respeito
O porte robusto impôs respeito nas ruas e estradas. As ultrapassagens foram facilitadas pois a maioria dos motoristas abriram passagem e poucos se arriscaram nos passar. Os ajustes do banco e da coluna da direção elétrica garantiram perfeito domínio da picape. A posição elevada de dirigir e a ampla área envidraçada favoreceram a visibilidade à frente e à lateral, mas a caçamba alta reduziu a visão traseira.
Os 170 cv e força de 38,8 kgfm combinados com o câmbio automático de nove velocidades e a tração integral atenderam bem a Laramie. Apesar das quase duas toneladas da picape, a potência e força não comprometeu as arrancadas, ultrapassagens e retomadas de velocidade. Claro, dentro de suas limitações e das características típicas de um motor diesel.
A suspensão independente nas quatro rodas, tipo multilink na traseira, macia sem comprometer a estabilidade, absorveu os impactos do pavimento irregular, dos buracos, das lombadas e dos quebra-molas. Também não transmitiu a vibração externa para o interior.
Na BR/290 entre Porto Alegre e Osório, a BR/101 até Torres e na Estrada do Mar, o bom comportamento garantiu a perfeita dirigibilidade. Nas curvas mais acentuadas e em velocidades mais elevadas, a suspensão garantiu a estabilidade com a rolagem mínima da carroceria. O uso de aços especiais, materiais absorventes garantem nível mínimo de ruído.
A Lataramie turbo diesel pelos dados do Inmetro faz 9,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada. Nosso consumo de combustível durante ficou de 9,3 km/l a 11m1 km/l no perímetro urbano. Na rodovia, em velocidade constante, as médias variaram de 14,3 km/l a 16,9 lm/l, a 80 km/l, e de 11,3 km/l a 15,6 km/l a 110 km/h. Na estrada, em velocidade constante, variaram, de 14,9 km/l a 17,3 km/l, a 80 km/l, e de 12,2 a 15,2 km/l, a 110 km/h.
Conclusão
O visual forte, o conforto e luxo interno combinados com o comportamento e a força do motor turbo diesel diferenciam a Rampage. A picape intermediária reforça as qualidades tanto para o uso diário na cidade quanto na estrada e puxa as vendas da Ram.
Bem completa e avançadas conectividade e tecnologia de segurança, o motor turbo diesel de 170 cv e força de 35 kgfm combinado com o câmbio automático de nove velocidade e tração integral 4x4 garante bom desempenho à Rampage Laramie.
Como sempre, na decisão de compra, é importante avaliar o uso e o custo-benefício da Laramie turbo diesel em relação às demais configurações da marca. Também com a “parente próxima”, a picape intermediária Fiat Toro turbo diesel com quem compartilha a plafatorma e mesmo com modelos do segmento médio.